A FIA anunciou mudanças significativas no Código Esportivo Internacional durante a Assembleia Geral realizada em Tashkent, Uzbequistão, com duas alterações importantes referentes às funções dos comissários de corrida para a temporada 2026 da Fórmula 1.
Já em 2026, a principal mudança é que os comissários agora poderão reavaliar incidentes de sua própria iniciativa, sem a necessidade de esperar por um pedido formal de revisão, como ocorria anteriormente. Essa reavaliação poderá ser feita quando os comissários encontrarem um ‘elemento novo, significativo e relevante’, que não estava disponível no momento da decisão original. A medida se aplica ao todos os campeonatos da FIA, além da Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3, permitindo maior flexibilidade na análise de incidentes.
Outra importante mudança é a criação de um Painel de Comissários Fora de Competição, que tem como objetivo permitir que a FIA lide com supostas infrações fora do contexto dos eventos, em situações de tempo sensível ou em casos envolvendo múltiplos eventos. Este painel também pode ser acionado pelos comissários presentes em um evento, caso decidam delegar a análise de um incidente a essa nova instância.

Essas mudanças visam aumentar a eficiência e a transparência no processo de julgamento de incidentes, oferecendo mais agilidade e precisão nas decisões dos comissários a partir da temporada de 2026.
