F1: FIA explica punição a Hamilton no final do GP de Singapura

Lewis Hamilton levou uma penalização no final do GP de Singapura da Fórmula 1. E a FIA explicou o motivo do sete vezes campeão mundial ter sido penalizado com um acréscimo de 5s em seu tempo final de prova.

O titular da Ferrari terminou a corrida em Marina Bay na sétima posição. Entretanto, teve de lidar com uma falha em seus freios, sofrendo para conseguir se manter no traçado, violando os limites de pista e recendo algumas bandeiras preta e branca, provocando uma investigação dos comissários.

Após a prova, o piloto disse à Viaplay que “eu não sei [precisava ir ver os comissários], acho que foi por ter cortado o circuito ou algo assim. Parece que visito muito os comissários ultimamente. Vi que meus freios estavam esquentando, mas não indicavam que estavam no máximo. Entrei na curva 14 e saíram faíscas, meu pedal foi longe demais. Ainda bem que consegui fazer a curva.”

Lewis Hamilton (GBR) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

No final, Hamilton acabou penalizado e caiu para a oitava colocação, com Fernando Alonso herdando o sétimo posto. Na justificativa da punição, os fiscais indicaram que o problema dos freios não era justificativa para exceder os limites de pista.

“Os comissários ouviram o representante da equipe e o piloto, analisaram dados do sistema de posicionamento/monitoramento, vídeos, rádio da equipe e evidências de vídeo do carro. Durante a audiência, o piloto confirmou que saiu da pista em diversas ocasiões. Ele estava tentando lidar com um problema nos freios”, explicou a FIA.

“Dito isso, após investigação mais aprofundada, e de acordo com a lista de exceções previstas nas Diretrizes de Padrões de Condução, os comissários consideraram que este não era um motivo justificável e aplicaram a penalidade usual para este tipo de infração. Isso não foi contestado pelo representante da equipe nem pelo piloto”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.