A FIA explicou o motivo de Lando Norris não ter sido punido no GP de Abu Dhabi da Fórmula 1 deste domingo (7). O piloto chegou a ficar sob investigação por um lance com Yuki Tsunoda.
Após seu pit-stop em Yas Marina, o titular da McLaren se viu preso atrás do japonês da Red Bull – o competidor estava tentando ajudar Max Verstappen na briga pelo título.
Na reta principal, então, o britânico conseguiu deixar o adversário nipônico para trás, mas Tsunoda acabou se movendo na pista, tecnicamente obrigando Lando a ir por fora da pista.
Ambos ficaram sob investigação, mas no final, a direção de prova penalizou apenas Yuki em 5s, liberando o mais novo campeão da Fórmula 1. Então, após o GP de Abu Dhabi da F1, a FIA liberou o veredito completo dos comissários.
“Os Comissários analisaram os dados do sistema de posicionamento/sinalização, vídeos e imagens das câmeras internas dos carros. O piloto do Carro 4 ultrapassou o Carro 22 fora da pista; no entanto, isso ocorreu porque o piloto do Carro 22 fez várias manobras para defender sua posição contra o Carro 4”, começou o texto.

“Se o Carro 22 não tivesse feito essas manobras, o Carro 4 o teria ultrapassado sem sair da pista, mas saiu da pista para evitar o contato com o Carro 22. Além disso, as Diretrizes de Padrões de Pilotagem estabelecem que, se um carro for “forçado a sair da pista” (que foi efetivamente o que aconteceu aqui), não se considera que ele tenha excedido os limites da pista”, seguiu.
“Embora tecnicamente a ultrapassagem tenha ocorrido fora da pista, em vista do exposto, decidimos não tomar nenhuma outra providência. Os competidores são lembrados de que têm o direito de recorrer de certas decisões dos Comissários, de acordo com o Artigo 15 do Código Desportivo Internacional da FIA e o Capítulo 4 das Regras Judiciais e Disciplinares da FIA, dentro dos prazos aplicáveis. As decisões dos Comissários são tomadas independentemente da FIA e baseiam-se exclusivamente nos regulamentos, diretrizes e provas apresentadas”, concluiu.
Lando terminou na terceira colocação o GP de Abu Dhabi da Fórmula 1, mas conquistou o título da temporada 2025.
