F1: FIA emite comunicado sobre ajustes do novo regulamento e mudança nas largadas

A FIA emitiu um comunicado sobre o novo regulamento para a temporada 2026 da Fórmula 1 e o procedimento de largada. Nesta quarta-feira (18), a entidade máxima do esporte afirmou que acordos foram feitos e que em um primeiro momento, os inícios das provas não terão alterações.

Após a primeira semana de pré-temporada no Bahrein, algumas equipes começaram a levantar um ponto de preocupação: com as novas regras, o atual processo para iniciar a corrida não deixaria tempo suficiente para o motor estar na janela perfeita. Isso poderia causar acidentes no apagar das luzes.

Então, uma reunião do Comissão da Fórmula 1 foi realizada e o assunto foi abordado para possíveis mudanças, além de ajustes do regulamento que entra em vigor para este campeonato. Após os debates, então, a entidade máxima falou sobre os temas abordados e em questão de alterações, serão levadas ao Conselho do Automobilismo Mundial para a aprovação final.

“Assim como ocorre com a introdução de mudanças regulamentares tão significativas, ainda há aprendizados coletivos a serem extraídos dos testes de pré-temporada. Como grupo – as equipes, os fabricantes de unidades de potência, a FIA e a Formula One Management (FOM) – houve um compromisso de trabalhar em todos os aspectos técnicos antes da corrida de abertura da temporada de 2026 em Melbourne, no próximo mês.”

“Houve uma discussão construtiva entre todas as equipes após o feedback inicial dos pilotos, resultante de uma pesquisa realizada pela FIA. Os tópicos abordados incluíram características gerais do carro, energia e unidade de potência, aerodinâmica, ultrapassagens e corridas, pneus e aderência mecânica”.

F1: FIA emite comunicado sobre ajustes do novo regulamento e mudança nas largadas
Foto: XPB Images

“Recebemos feedback positivo dos pilotos sobre o peso reduzido e as dimensões menores dos carros de 2026. Os pilotos geralmente concordaram que o novo carro apresentou melhor qualidade de condução e aceleração inicial mais forte. Mais avaliações e verificações técnicas sobre questões de gerenciamento de energia serão realizadas nos próximos três dias, durante o segundo teste de pré-temporada no Bahrein.”

“Foi acordado que não eram necessárias grandes alterações regulamentares imediatas, visto que as evidências e o feedback iniciais ainda são incipientes e que mudanças prematuras acarretariam o risco de aumentar a instabilidade antes da primeira corrida. Novas avaliações serão realizadas assim que mais dados estiverem disponíveis.”

“Durante a reunião da comissão, houve conversas e propostas construtivas centradas no procedimento de largada. Como resultado, uma avaliação mais aprofundada das atualizações dos sistemas de corrida e da gestão a bordo será realizada durante os testes em curso no Bahrein.”