F1: FIA detalha desclassificação dos carros da McLaren

A FIA confirmou a desclassificação de Lando Norris e Oscar Piastri após o GP de Las Vegas de Fórmula 1, explicando que ambos os carros da McLaren violaram as normas técnicas de desgaste do skid-block (parte do assoalho do carro). Durante as verificações pós-corrida, foi constatado que os carros haviam ultrapassado o limite legal de desgaste da parte inferior do carro, o que resultou na desclassificação automática, conforme o regulamento técnico.

De acordo com o Artigo 3.5.9 e) do regulamento técnico da F1, os carros devem manter pelo menos 9 mm de espessura no skid-block, uma medida crucial para garantir a segurança e o desempenho dentro das especificações da FIA. No caso de Norris, o lado direito do skid-block não estava dentro da legalidade: o lado dianteiro direito tinha 8,88 mm e o traseiro 8,93 mm, ambos abaixo do mínimo permitido. Já o carro de Piastri apresentou irregularidades em ambos os lados do skid-block, com a parte dianteira direita medindo 8,74 mm e a traseira 8,90 mm, também abaixo do limite.

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39 and Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 battle for position at the start of the race.
Foto: XPB Images

A McLaren argumentou que as circunstâncias atenuantes, como o aumento inesperado do ‘porpoising’ durante a corrida e as condições climáticas que limitaram os testes na sexta-feira, dificultaram a coleta de dados e a otimização do desempenho do carro. No entanto, a FIA não aceitou esse argumento, afirmando que não havia uma base nos regulamentos ou em precedentes para qualquer penalidade diferente da desclassificação. A FIA também reconheceu que a violação não foi intencional, mas de acordo com as normas, a penalidade de desclassificação foi aplicada para os dois carros da equipe.

Essa desclassificação da McLaren, teve um impacto significativo na classificação do campeonato de pilotos, já que Norris, que havia terminado em 2º e ampliado sua vantagem para trinta pontos, viu sua posição anulada, assim como Piastri, que havia ficado em 4º. Essa situação reforça a importância de cumprir rigorosamente os regulamentos técnicos, especialmente em uma temporada marcada por disputas muito acirradas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.