Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, explicou os motivos por trás do prazo até agosto dado aos fabricantes de unidades de potência da Fórmula 1, para realizarem mudanças no protocolo de medição da razão de compressão. A medida surge após a divulgação que será realizada uma votação eletrônica (e-vote) entre os membros do Comitê Consultivo de Unidades de Potência (PUAC), que avalia a possibilidade de um ajuste no regulamento das unidades de potência da categoria.
O tema em questão envolve uma área cinza nas regulamentações, que trata da medição da razão de compressão em temperaturas ambiente. Atualmente, a medição é feita nessas condições, mas a FIA propôs a introdução de um protocolo de medição em temperaturas operacionais mais altas, visando uma maior precisão nos testes. A decisão, caso seja aprovada por uma maioria de seis dos sete membros do PUAC, deve ser formalizada após o GP da Hungria, em 1º de agosto, e será encaminhada ao Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC) para ratificação.
Tombazis afirmou que a FIA não acusou nenhuma das equipes de desrespeitar as regras, mas explicou que surgiram questionamentos sobre a efetividade das normas escritas, que poderiam permitir uma razão de compressão maior do que a estabelecida de 16:1: “Não houve qualquer acusação de fraude, mas surgiram dúvidas se as regras escritas atingem plenamente o objetivo pretendido”, afirmou, sem indicar a Mercedes, que foi acusada por outros fabricantes de ter conseguido um ‘truque’ nessa medição.

Ele também destacou que, com a introdução de novas regulamentações, era inevitável que surgissem algumas áreas em que as soluções encontradas pelas equipes pudessem extrapolar as intenções iniciais das normas: “Com novas regras, é inevitável que surjam soluções além do que as normas previam”, acrescentou Tombazis, explicando a razão pela qual a FIA convocou o e-vote para resolver a situação de forma definitiva.
A votação também servirá para definir a direção das futuras mudanças regulatórias, com a FIA esperando que uma solução seja alcançada rapidamente, encerrando a discussão sobre o tema.
