F1: Ferrari testa novo motor e caixa de câmbio visando temporada de 2026

A Ferrari volta ao Bahrein para a segunda semana de testes de pré-temporada da Fórmula 1, com uma série de novidades na preparação para a temporada de 2026. A equipe italiana terá um novo motor, um pacote aerodinâmico aprimorado e uma caixa de câmbio revisada para o SF-26, com foco na estreia da temporada em Melbourne.

Depois dos testes iniciais, onde a unidade de potência 067/6 percorreu mais de 4.300 km sem apresentar falhas de confiabilidade, a Ferrari apresenta um novo motor com a promessa de melhoria no desempenho. Segundo Fred Vasseur, chefe da Scuderia, a equipe também realizará um teste de consumo de combustível, para garantir que o tanque de combustível atenda aos requisitos da FIA, garantindo a conformidade no final das corridas.

Além do motor, a Ferrari também está adotando uma nova caixa de câmbio, que será ajustada para suportar as novas estratégias de recuperação de energia. Devido ao uso de marchas mais curtas do que o habitual para otimizar a resposta do turbo e reduzir o atraso, as cargas nas engrenagens serão significativamente maiores. Esse ajuste visa aprimorar o desempenho do SF-26, especialmente nas fases de aceleração.

Charles Leclerc (Ferrari) - Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / Ferrari

Uma escolha da Ferrari por uma turbina Honewell menor no motor, comparada às unidades de potência da Mercedes, reflete uma estratégia para controlar o turbo lag e otimizar a eficiência do MGU-K nas retas. A simulação de largada realizada no Bahrein, demonstrou que é necessário elevar a rotação do motor a níveis mais altos para carregar o sistema de sobrealimentação, um processo mais rápido em comparação com motores com turbinas maiores, o que pode oferecer uma vantagem na largada.

A equipe de Maranello se mostrou contra qualquer mudança nas regras que pudessem afetar essa estratégia, especialmente em relação à segurança das largadas, conforme levantado por Andrea Stella, diretor da McLaren. A Ferrari continua confiando na configuração atual, buscando maximizar a performance do SF-26 e garantir uma boa preparação para os desafios da temporada 2026.