A Ferrari causou um burburinho no paddock na manhã do segundo dia de testes da Fórmula 1 no Bahrein. A escuderia de Maranello surpreendeu ao apresentar uma asa traseira que fica de ‘ponta cabeça’.
A nova asa foi colocada no SF-26 de Lewis Hamilton na manhã desta quinta-feira (19) e imediatamente chamou a atenção não apenas pela abertura na resta, mas também por girar em uma tentativa de minimizar o arrasto.
A inovação do time italiano foi primeiro observada pelo expert técnico de F1 Sam Collins, ainda durante a primeira hora de atividades no Bahrein.
“Observando Lewis Hamilton descendo a reta principal, prestem atenção na asa traseira da Ferrari SF-26. Estamos falando da parte superior da asa traseira, e você pode vê-la claramente posicionada no topo. Observe como ela retorna ao modo de curva; é impressionante. A asa girou completamente. A princípio, pensei que fosse uma falha técnica, [mas] não era”, disse durante a transmissão da Sky Sports F1.
“A Ferrari descobriu algo bastante inteligente no regulamento, na minha opinião. Ele não especifica que a asa precisa estar montada na posição correta quando a aerodinâmica ativa é acionada. Isso significa que eles podem usar a asa de cabeça para baixo enquanto o carro percorre a reta. Uma configuração de asa de avião invertida deve reduzir o arrasto aerodinâmico, pois gera até um pouco de sustentação”, seguiu.
“Então, eles criaram um mecanismo que permite que ela gire completamente. Isso é algo que ninguém mais na F1 tentou ainda. Acho que a Ferrari apenas testou brevemente logo no início do dia, esperando que ninguém mais percebesse”, completou.
A Ferrari não teve uma manhã exatamente agitada nesse início do dia 2 da Fórmula 1 no Bahrein. Ainda no início da sessão, Hamilton deu cinco voltas, mas por uma troca de motor, ficou parado na maior parte do treino, retornando apenas no final, mas sem grandes feitos.
Taking a closer look at Ferrari’s unique rear wing action! 🤓👀#F1 #F1Testing pic.twitter.com/Bv7z8FAnRR
— Formula 1 (@F1) February 19, 2026
