F1: Ferrari rebate teoria de desempenho escondido com nova regra de motores

A Ferrari se manifestou contra a teoria de estar escondendo o desempenho, em relação ao novo sistema de desenvolvimento de motores da Fórmula 1 para 2026. Com a introdução de um novo regulamento que permite o desenvolvimento de motores durante a temporada, a Ferrari acredita que o sistema, chamado ADUO (Oportunidades Adicionais de Desenvolvimento e Atualização), está bem definido e não oferece espaço para manipulações por parte dos fabricantes.

Enrico Gualtieri, chefe de motores da Ferrari, afirmou que, apesar de ser um processo novo para todos, incluindo a FIA e os fabricantes de unidades de potência, o mecanismo está bem estruturado e a equipe se sente confortável com a forma como está sendo implementado: “Acho que é robusto o suficiente para seguir em frente com o objetivo final deste mecanismo”, disse ele, garantindo que, por enquanto, não há preocupações quanto ao sistema ser utilizado para esconder desempenho e obter vantagens mais tarde.

A nova regra permite que fabricantes de motores que fiquem para trás no desempenho durante a temporada, após medições em 25%, 50% e 75% do campeonato, possam solicitar oportunidades adicionais de desenvolvimento. Essa mudança visa evitar a dominação de um único fabricante, permitindo que equipes que enfrentem dificuldades de desempenho possam se atualizar.

Lewis Hamilton (Ferrari) – Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / Ferrari

Gualtieri também comentou sobre as mudanças no uso de biocombustíveis. Embora a composição do combustível não tenha mudado substancialmente, as novas regulamentações exigem que os combustíveis sejam produzidos de forma mais sustentável, com restrições na cadeia de fornecimento e nas matérias-primas utilizadas. Gualtieri destacou que essa mudança traz uma nova abordagem para o desenvolvimento do combustível, mas que o foco da Ferrari continua em manter a performance e eficiência que sempre buscou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.