F1: Ferrari promete mudanças drásticas para 2026 após temporada decepcionante

A Ferrari está planejando uma grande reformulação no design de seu carro para a temporada 2026 da Fórmula 1, após um 2025 muito abaixo das expectativas. O time italiano caiu de segundo para quarto lugar no campeonato de construtores, e para completar, não conseguiu conquistar nenhuma vitória ao longo da temporada.

Charles Leclerc e o novo contratado Lewis Hamilton, enfrentaram dificuldades com o SF-25. Leclerc conseguiu sete pódios, enquanto Hamilton teve um ano para ser esquecido, sem chegar ao top 3 em nenhum GP, exceto a vitória na corrida Sprint na China e o P3 também na Sprint em Miami, além de enfrentar problemas até com as sessões de classificação, marcando três eliminações consecutivas ainda no Q1.

O principal motivo para o fracasso em 2025, foi o desempenho insatisfatório do SF-25, especialmente na traseira do carro. Segundo o analista técnico da F1, Rosario Giuliana, o modelo de 2025 será completamente repensado, com o carro de 2026 tendo ‘pouco ou nada em comum’ com seu antecessor. A Ferrari já havia reconhecido que as esperanças de título haviam sido frustradas logo no início da temporada devido ao domínio de outras equipes, principalmente a McLaren, e decidiu abandonar o desenvolvimento do SF-25 ainda em abril, priorizando o projeto para 2026, quando entram em vigor os novos regulamentos da categoria.

Um ponto positivo do fracasso em 2025, é que a Ferrari terá mais tempo no túnel de vento e sessões de CFD (dinâmica computacional de fluidos) do que McLaren, Mercedes e Red Bull Racing, o que pode representar uma vantagem importante para o desenvolvimento do novo carro.

Lewis Hamilton (GBR) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

Leclerc já se mostrou ciente da importância de 2026 para a Ferrari, classificando o ano como ‘decisivo’ para o futuro imediato da equipe: “O ano que vem será um ano crucial. A equipe está muito motivada, porque é uma grande oportunidade de mostrar o que a Ferrari é capaz de fazer. Agora ou nunca”, afirmou o monegasco no final de semana do GP de Abu Dhabi. Ele também destacou que, por volta da sexta ou sétima corrida de 2026, será possível ter uma boa ideia de quais equipes dominarão a Fórmula 1 nos próximos quatro anos.

A Ferrari agora precisa reestruturar seu projeto, com o objetivo de recuperar a competitividade e dar o primeiro passo para uma nova era. O foco está no desenvolvimento do novo carro, que será lançado com grandes expectativas para um retorno ao topo da Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.