F1: Ferrari minimiza impacto de sua inovação na asa traseira

A Ferrari gerou grande curiosidade durante esta quinta-feira (19) no teste de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, ao apresentar um novo sistema de abertura da asa traseira. No segundo dia de testes desta semana, a inovação se destacou quando a asa girou completamente ao entrar nas zonas de reta, causando surpresa e atraindo os olhares dos concorrentes.

Mesmo com a atenção gerada pela novidade, o chefe da Ferrari, Fred Vasseur, procurou minimizar a importância do sistema, afirmando que a inovação não é algo exclusivo da equipe italiana. Para ele, outras equipes também estão trabalhando em soluções similares, embora algumas sejam mais visíveis do que outras: “Acho que todo mundo está fazendo inovações. Às vezes é visível, outras não. Tenho certeza de que nossos concorrentes estão fazendo exatamente o mesmo”, afirmou Vasseur, em entrevista à imprensa.

Lewis Hamilton (GBR) Scuderia Ferrari SF-26 - upside down rear wing.
Foto: XPB Images

O novo sistema da Ferrari, que gerou grande interesse, não é visto como uma mudança radical em comparação com outras inovações. Vasseur destacou que essa última atualização, embora perceptíveis, não são grandes diferenças em relação ao que as outras equipes estão fazendo.

Com o início da temporada de 2026 se aproximando com o GP da Austrália em 08 de março, Vasseur ainda não sabe se o novo sistema será utilizado na primeira corrida do ano, em Melbourne: “Não sei se será para Melbourne ou para a próxima”, finalizou o dirigente francês.