F1: Ferrari mantém Santi como engenheiro de Hamilton por tempo indeterminado

Após Riccardo Adami deixar o cargo de engenheiro de corrida de Lewis Hamilton, assumindo outras funções na Ferrari, a Scuderia optou por manter Carlo Santi ao lado do heptacampeão, uma decisão que não se trata de uma solução temporária, como inicialmente havia sido especulado. Santi assumiu o cargo após Adami, que trabalhou com Hamilton durante a temporada de 2025, ser deslocado para uma função na Ferrari Driver Academy, encerrando sua colaboração com o piloto britânico no início de 2026.

Embora o paddock da Fórmula 1 tenha inicialmente acreditado que a nomeação de Santi fosse apenas uma solução provisória para os testes de pré-temporada, fontes internas da Ferrari confirmaram que a situação é mais complexa. Santi não será apenas o engenheiro de Hamilton durante os testes de pré-temporada, mas também assumirá a função no primeiro GP de 2026, em Melbourne, e provavelmente em várias corridas seguintes.

F1: Ferrari mantém Santi como engenheiro de Hamilton por tempo indeterminado
Foto: Florent Gooden / DPPI

Apesar de não estar garantido que Santi irá permanecer como engenheiro de corrida de Hamilton durante toda a temporada, a química entre os dois tem sido positiva até o momento. Durante a primeira semana de testes no Bahrein, Hamilton expressou preocupações sobre a possibilidade de mais uma troca de engenheiro ao longo da temporada. No entanto, se a colaboração entre eles continuar a funcionar bem, não há motivos para a Ferrari fazer novas mudanças.

Vários nomes foram cogitados para substituir permanentemente Adami, incluindo Cedric Michel-Grosjean, ex-McLaren, mas nenhuma confirmação oficial foi feita até agora. Por enquanto, Carlo Santi segue como engenheiro de Hamilton, com uma avaliação sendo feita pela Ferrari após as primeiras corridas do ano. Se a parceria continuar positiva, ele poderá ser confirmado de forma definitiva para o restante de 2026.