A permanência de Frédéric Vasseur no comando da Ferrari na Fórmula 1 pode estar bastante ameaçada. De acordo com informações do jornal italiano Corriere della Sera, Antonello Coletta, atual chefe das operações de Endurance da Ferrari, surge como o principal candidato a substituir o francês, diante da pressão crescente após um início de temporada decepcionante na F1 em 2025.
Vasseur assumiu o posto de chefe de equipe no final de 2022, após a saída de Mattia Binotto. Seu trabalho teve como destaque a boa temporada de 2024, quando a Ferrari venceu cinco corridas e terminou o campeonato de construtores a apenas catorze pontos da campeã McLaren. A performance renovou as esperanças da equipe italiana em voltar a disputar títulos na F1.
No entanto, a temporada 2025 começou de forma desastrosa. Após dez etapas, a Ferrari soma um déficit de 191 pontos para a líder McLaren, e nem mesmo a chegada de Lewis Hamilton, heptacampeão vindo da Mercedes, conseguiu trazer os resultados esperados. O britânico ainda não subiu ao pódio em GPs este ano, salvo a vitória na corrida Sprint na China e o P3 também na Sprint em Miami, no que já é seu pior início de temporada na carreira.
Além da frustração com os resultados, a Scuderia também apostou em mudanças arriscadas no projeto do carro SF-25, abandonando conceitos bem-sucedidos da temporada anterior. Até agora, a estratégia não funcionou. Para piorar, a Ferrari não conseguiu convencer Adrian Newey a se juntar à equipe, com o renomado projetista optando por assinar com a Aston Martin após sua saída da Red Bull Racing.
Diante do cenário de incerteza, Coletta aparece como nome forte nos bastidores. Sob sua liderança, a Ferrari vem colecionando conquistas no Mundial de Endurance (WEC), incluindo vitórias consecutivas nas 24 Horas de Le Mans com o hipercarro 499P, tanto com a equipe oficial AF Corse quanto com inscrições privadas. Em 2025, o domínio é ainda maior, com quatro vitórias em quatro provas até aqui.

Comandando também o programa Corse Clienti, Coletta já foi responsável por atividades esportivas da Scuderia entre 2014 e anos seguintes, e agora é apontado como favorito para assumir o cargo de Vasseur caso a mudança se concretize. O Corriere della Sera afirma que ele já recusou a função anteriormente, mas que a alta cúpula da Ferrari não aceitaria uma nova negativa.
Ainda segundo a publicação, Christian Horner, da Red Bull, também foi sondado e está na lista de opções, embora a abordagem ao britânico não tenha avançado. Há ainda especulações de que Lorenzo Giorgetti, atual diretor de receitas da Ferrari, possa assumir um papel mais técnico na F1 ao lado de Coletta, em modelo semelhante ao da McLaren com Zak Brown e Andrea Stella.
Com os próximos GPs considerados de extrema importância para a equipe italiana, o futuro de Vasseur parece depender de uma reação rápida da Ferrari.
