F1: Ferrari encerra temporada com bom momento e foca no futuro

A Ferrari encerrou a temporada 2025 da Fórmula 1 com um desempenho mais consistente, mas sem conseguir conquistar um pódio no GP de Abu Dhabi. Charles Leclerc, que terminou em 4º lugar, destacou o esforço da equipe e a boa execução da estratégia, mas reconheceu que o objetivo de terminar a temporada com um pódio não foi alcançado: “Eu dei o meu melhor e a nossa equipe executou a corrida perfeitamente. Infelizmente, o 4º lugar foi tudo o que conseguimos hoje. Estive próximo de Lando (Norris) em alguns momentos da corrida, mas não foi o suficiente para ultrapassá-lo”, afirmou Leclerc.

O monegasco também parabenizou Norris pelo seu primeiro título de campeão na Fórmula 1, reconhecendo o excelente trabalho do piloto e a conquista merecida: “Parabéns ao Lando pelo seu primeiro título. Ele fez um trabalho incrível e é totalmente merecido. Um grande obrigado a toda a nossa equipe, tanto na pista quanto em casa, na Itália, por todo o trabalho árduo feito este ano, assim como aos nossos tifosi pelo apoio constante. Foi uma temporada difícil para nós”, disse Leclerc, que também se mostrou otimista para a temporada de 2026. “A próxima temporada é uma página em branco, e não sabemos onde as outras equipes estão, então não temos expectativas reais ainda. Após essa semana, voltaremos para Maranello para nos reorganizar e nosso trabalho será focar todos os nossos esforços para preparar a temporada da melhor maneira possível”, concluiu.

Lewis Hamilton, que terminou a corrida em 8º lugar, também se mostrou satisfeito com a performance na última prova da temporada: “Estou feliz com a corrida de hoje. Fizemos bons progressos, ultrapassamos muitos carros e conseguimos voltar aos pontos. A estratégia de duas paradas funcionou bem, então agradeço à equipe. Foi uma temporada difícil, mas a gentileza e o trabalho árduo de todos na Ferrari significam muito para mim. Estou com a equipe e sei que temos tempos melhores pela frente”, afirmou Hamilton. O piloto britânico também parabenizou Norris pela conquista do título. “Parabéns ao Lando. É ótimo ver um compatriota ganhar o campeonato. Tenho orgulho do trabalho que ele fez ao longo dos anos, e esse resultado é totalmente merecido”, afirmou o heptacampeão de Fórmula 1.

Lewis Hamilton (GBR) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

Fred Vasseur, chefe da Ferrari, também fez sua análise sobre o fim de temporada. Ele parabenizou Norris pela conquista do título e destacou o bom desempenho da Ferrari nas últimas corridas, embora reconhecesse que a recuperação durante o final de semana foi um pouco tardia: “Não foi um fim de semana ruim para nós em termos de desempenho puro, mas veio um pouco tarde, após um começo muito difícil na sexta-feira. A equipe na pista e na fábrica fez um excelente trabalho para recuperar o terreno no sábado, fazendo grandes alterações nos carros. No entanto, quando você precisa se recuperar assim, o segredo está nos detalhes, e não conseguimos acertá-los”, disse Vasseur. Ele também elogiou a corrida de Leclerc, que teve um bom ritmo, igualando o de Norris em algumas partes da corrida, mas reconheceu que a F1 atual exige precisão máxima. “No atual cenário da F1, onde as diferenças são tão pequenas, qualquer erro custa caro”, acrescentou.

Por fim, Vasseur agradeceu à equipe pelo trabalho duro durante a temporada e aos tifosi pelo apoio incondicional: “Quero agradecer a todos da equipe na pista e a todos em Maranello pelo trabalho árduo durante todo o ano e, claro, agradecer também aos nossos tifosi pelo apoio nesta temporada. Mesmo quando estávamos enfrentando dificuldades e tivemos alguns finais de semana muito difíceis, eles sempre estiveram ao nosso lado, sempre apoiando, e não podemos imaginar a energia positiva que isso nos deu ao longo do ano”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.