Fernando Alonso, da Aston Martin, esclareceu suas mensagens de rádio aparentemente tensas durante o Grande Prêmio do Japão de 2023, afirmando que foram “completamente fora de contexto”. O piloto espanhol foi um dos primeiros do top 10 a fazer uma parada nos boxes na volta 11 e se viu atrás do Alpine de Esteban Ocon mais tarde na corrida, o que gerou algumas mensagens de rádio um tanto inflamadas.
Em uma dessas mensagens, Alonso lamentou ter sido colocado nos boxes tão cedo, afirmando: “vocês me jogaram aos leões ao me colocar nos boxes tão cedo, inacreditável”. Posteriormente, quando atrás de Ocon, disse: “ele está se afastando na reta, então pense em algo!”
Após a corrida, Alonso explicou que suas mensagens foram tiradas do contexto. “É a mesma coisa, o rádio clássico da FOM, completamente fora de contexto. Talvez os outros pilotos digam ‘estou bem, estou feliz por estar atrás’, mas eu prefiro estar motivado para ultrapassá-los na pista”, esclareceu Alonso.
Mike Krack, chefe da Aston Martin, vê as mensagens de rádio de Alonso como uma motivação. “Se o piloto não estivesse fazendo algo assim, que tipo de piloto ele seria? Para nós, é uma motivação e também abre uma visão diferente das coisas”, afirmou Krack.
Alonso terminou a corrida em oitavo lugar, superando Ocon, e acrescentou: “Talvez essa parada antecipada tenha sido um erro, mas agora é fácil dizer. Acho que o resultado final será o P8 após as equipes de ponta, não mudou muito a nossa corrida, seguimos para a próxima”.