F1: Estatísticas do GP da Bélgica mostram recorde histórico de Piastri

O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, disputado neste domingo em Spa-Francorchamps, não apenas teve um vencedor dominante, como também gerou números marcantes que entraram para a história da categoria. Oscar Piastri, da McLaren, venceu a corrida e estabeleceu um feito inédito para um australiano na F1: o maior número de triunfos em uma única temporada.

Com a vitória deste domingo e a conquista da Sprint no sábado, Piastri ampliou a vantagem na liderança do campeonato de pilotos e atingiu seis vitórias em Grandes Prêmios em 2025, superando qualquer outro australiano em uma mesma temporada da Fórmula 1.

Outro dado impressionante é que o piloto da McLaren acumula agora uma sequência de 31 provas consecutivas marcando pontos, algo que na história só foi superado por Max Verstappen e Lewis Hamilton.

A McLaren também brilhou em Spa-Francorchamps, conquistando sua 13ª vitória no circuito – a primeira desde Jenson Button em 2012 – e seu sexto resultado de um-dois na temporada, com Lando Norris em segundo lugar. A equipe não tinha uma série tão dominante desde 1988, quando Alain Prost e Ayrton Senna somaram 10 dobradinhas.

Com este resultado, Norris garantiu ainda o seu primeiro pódio entre os quatro primeiros colocados em Spa.

Charles Leclerc (MON) Ferrari celebrates his third position on the podium.
Foto: XPB Images

O terceiro lugar foi para Charles Leclerc, da Ferrari, repetindo exatamente o mesmo resultado obtido nas duas últimas temporadas no circuito belga. Apenas Piastri e Norris, com 11 pódios cada, superam o monegasco no número de presenças no top 3 neste ano, já que Leclerc soma cinco pódios em 2025.

Max Verstappen, quarto colocado, ficou novamente fora do pódio em Spa, repetindo a posição do ano passado. O piloto da Red Bull soma apenas um pódio nas últimas seis etapas, quando foi segundo colocado no Canadá.

A Mercedes encerrou mais um fim de semana difícil. George Russell chegou em quinto e não aparece no top 4 desde a vitória no Canadá. Kimi Antonelli terminou apenas em 16º, e tem um único resultado entre os pontos nas últimas sete corridas.

Alexander Albon (THA) Atlassian Williams Racing FW47.
Foto: XPB Images

A Williams teve um grande resultado, com Alexander Albon cruzando em sexto, garantindo o melhor desempenho do time em Spa nos últimos dez anos – a última vez havia sido Felipe Massa em 2015.

Entre os destaques, também estão Liam Lawson, oitavo para a Racing Bulls; Gabriel Bortoleto, da Sauber, que conquistou o nono lugar e somou pontos pela segunda vez na carreira; e Pierre Gasly, décimo, garantindo mais um resultado na zona de pontuação mesmo com a Alpine ocupando a última posição entre as equipes.

O desempenho de Bortoleto também foi especial para a Sauber, que não pontuava em Spa desde 2018, quando Marcus Ericsson conquistou pontos.

O GP da Bélgica ainda teve um detalhe curioso: foi a segunda corrida do ano, junto com o GP do Japão, em que todos os 20 pilotos cruzaram a linha de chegada e foram classificados, sem abandonos.

Com estes números, Spa-Francorchamps confirmou o domínio atual da McLaren na temporada 2025 da Fórmula 1 e a fase excepcional de Oscar Piastri, que caminha para um ano histórico.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.