F1: Entenda como a McLaren pode confirmar título de construtores no Azerbaijão

A McLaren está muito próxima de conquistar seu 10º título de construtores na Fórmula 1 e pode garantir o feito já neste fim de semana, durante o GP do Azerbaijão, que será realizado em Baku no dia 21. Se conseguir, será a primeira conquista consecutiva desde 1991, quando Ayrton Senna e Gerhard Berger ainda corriam pela equipe.

Atualmente, a McLaren soma 617 pontos na tabela, uma vantagem significativa sobre suas principais rivais, já que está 337 pontos à frente da Ferrari (260 pontos), 357 à frente da Mercedes (240) e 378 à frente da Red Bull (239). Com oito finais de semana restantes no calendário, incluindo três corridas com corridas sprint, ainda restam 389 pontos em disputa.

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39 passes team mate Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 at the start of the race.
Foto: XPB Images

Para sair de Baku com o título garantido, a McLaren precisa abrir ao menos 346 pontos de vantagem sobre a vice-líder. Essa margem asseguraria matematicamente a conquista, mesmo em caso de empate no final da temporada, graças ao número de vitórias obtidos por Oscar Piastri e Lando Norris.

Na prática, o time de Zak Brown precisa somar nove pontos a mais que a Ferrari e evitar ser superada por uma diferença igual ou superior a 12 pontos pela Mercedes e 33 pontos pela Red Bull nesse final de semana.  Além da conquista antecipada, a equipe pode quebrar o recorde da Red Bull de 2023, que venceu o campeonato de construtores restando seis corridas. Se a McLaren confirmar o título no Azerbaijão, será com sete provas de antecedência

A conquista do 10º título colocaria a McLaren acima da Williams nas estatísticas, sendo a segunda equipe com mais títulos na história da Fórmula 1, atrás apenas da Ferrari, que lidera com 16 conquistas, a última delas em 2008, com a dupla Kimi Raikkonen e Felipe Massa.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.