Gabriel Bortoleto garantiu seu lugar no top-10 do grid da largada da corrida sprint do GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. O brasileiro mostrou consistência durante o classificatório desta sexta-feira (25), superando o companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, e conseguindo o décimo melhor tempo. É a segunda vez no ano em que o piloto coloca a Sauber no top-10 de sessões classificatórias.
Bortoleto saiu para o SQ1 assim que autorizado, com pneus médios. O clima era ameno, com 22 °C de temperatura ambiente e 39 °C na pista. Sua primeira volta foi registrada em 1min42s806, colocando-o provisoriamente entre os três primeiros. Em seguida, retornou aos boxes.
Ele voltou à pista faltando dois minutos para o fim da primeira parte do classificatório e abriu sua última tentativa com um novo jogo de pneus médios. O primeiro setor do brasileiro não trouxe melhorias, mas ele conseguiu evoluir no segundo trecho da pista.
Bortoleto vinha para completar sua volta, mas a saída de Lewis Hamilton (Ferrari) na chicane do último setor acabou atrapalhando sua tentativa de melhorar o tempo. Ainda assim, a marca obtida anteriormente foi suficiente para manter o brasileiro em décimo, garantindo a passagem para o SQ2.

No SQ2, a Sauber optou por segurar Bortoleto nos boxes por alguns minutos. Ele saiu com pneus médios, restando pouco mais de três minutos no relógio. Após a volta de aquecimento, Gabriel partiu em busca de seu melhor tempo.
Ele marcou 1min41s901, mantendo-se no top-5, a 0s318 do então líder, Max Verstappen (Red Bull). Com a volta final de Lando Norris (McLaren), que registrou 1min41s412 para assumir a liderança, o brasileiro caiu apenas para o quinto lugar, avançando com folga para a terceira e última fase da classificação.
No SQ3, a equipe novamente esperou alguns minutos antes de liberar o brasileiro. Ele deixou os boxes com 3min30s restantes no cronômetro, calçando pneus macios, conforme determina o regulamento.
Gabriel registrou 1min42s176, ocupando inicialmente a nona posição. Em seguida, foi superado por Isack Hadjar (Racing Bulls), que marcou 1min41s971. Com o resultado, Bortoleto largará na quinta fila, em décimo. A largada da prova está prevista para 7h00 deste sábado (26).
