Dobradinha da McLaren, ultrapassagens no fim e novo destaque de Bortoleto marcam a 14ª etapa da temporada 2025 da F1
Lando Norris venceu o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, disputado na manhã deste domingo (3) em Hungaroring, e garantiu uma dobradinha da McLaren ao lado de Oscar Piastri, segundo colocado. George Russell completou o pódio com a Mercedes após ultrapassar Charles Leclerc nas voltas finais, em uma disputa que rendeu ao monegasco uma penalização de cinco segundos e a perda definitiva do terceiro lugar.
Fernando Alonso cruzou a linha de chegada na quinta posição com a Aston Martin, logo à frente de Gabriel Bortoleto. O brasileiro da Sauber fez mais uma grande corrida, sustentou sua estratégia de uma parada e foi eleito o Piloto do Dia pela audiência global da Fórmula 1, repetindo o melhor resultado da carreira com um sólido sexto lugar.
A zona de pontuação ainda teve Lance Stroll em sétimo, seguido por Liam Lawson, Max Verstappen e Kimi Antonelli. Verstappen, que largou do meio do pelotão, precisou de uma estratégia agressiva de duas paradas, mas não conseguiu avançar além do nono posto. Já Antonelli fechou o top-10 com a Mercedes.
Abaixo, confira o relato completo das voltas da corrida, com todos os detalhes da movimentada etapa húngara.

A corrida
Charles Leclerc, pole position da prova, manteve a primeira posição com autoridade após a largada, enquanto Oscar Piastri precisou se defender de um ataque inicial de Lando Norris. O britânico da McLaren largou bem, mas acabou ficando preso atrás do companheiro de equipe, o que abriu caminho para George Russell brilhar.
O piloto da Mercedes fez uma largada excepcional e aproveitou o espaço pelo lado de fora na curva 1 para saltar para a terceira posição. Norris chegou a perder a posição para Fernando Alonso, que se colocou bem no início, mas recuperou rapidamente o terceiro lugar ao utilizar o DRS algumas voltas depois.
Gabriel Bortoleto também teve um bom começo. O brasileiro da Sauber superou Lance Stroll na arrancada e assumiu a sexta colocação, logo atrás de Alonso. Max Verstappen, que largava mais atrás após uma classificação difícil, perdeu posição para Liam Lawson nas primeiras curvas, mas se recuperou ainda no início: primeiro retomando o posto do neozelandês da Racing Bulls e depois superando Stroll para se colocar em sétimo — colado em Bortoleto.
Um momento de tensão ocorreu com a dupla da Sauber, investigada por suposta movimentação antecipada na largada. A análise da direção de prova, com base nas imagens onboard, isentou Bortoleto de qualquer infração, mas aplicou uma penalidade de cinco segundos a Nico Hülkenberg por ter se movimentado antes da luz verde.
Com as posições estabilizadas após a primeira volta, o pelotão da frente se acomodou nas primeiras 15 voltas em ritmo controlado, à espera da abertura da zona de DRS para novas investidas.
Verstappen fez seu pit-stop na volta 19 e voltou no fundo do pelotão. Uma volta depois, Leclerc, Piastri e Russell foram aos boxes e voltaram com pneus duros.
Para fazer funcionar o undercut sobre Bortoleto, Verstappen precisava abrir caminho. Algumas voltas depois, o piloto da Red Bull era o P12, depois de ultrapassagens em Sainz, Hulkenberg e Gasly.
Na volta 26, Russell superou Alonso pela quarta posição. Bortoleto era o sexto, oito segundos atrás do espanhol. Os dois estavam em uma estratégia de uma parada, enquanto Russell indicava que faria duas paradas.
Norris, que era líder da corrida na volta 31, foi aos boxes e voltou com pneus duros na quarta posição, atrás de Russell. Leclerc, Piastri e Russell eram os três primeiros, todos eles em estratégias de duas paradas, ou seja, ainda precisariam retornar aos boxes para uma nova troca de pneus. Norris encabeçava os pilotos na estratégia de uma parada. Norris, Alonso, Bortoleto, Stroll e Lawson – do quarto ao oitavo lugar. Verstappen já era o nono, mas ainda precisaria realizar um novo pit-stop.
Leclerc fez seu segundo pit stop na volta 41 e voltou na quarta posição. Piastri era o novo líder, seguido por Russell e Norris. Bortoleto parou na volta 41 e voltou na P8, à frente de Stroll e Hulkenberg.
Hamilton fez seu segundo pit-stop no fim da volta 43 e voltou na pista na P16. Com isso, Bortoleto assumiu a sétima posição, atrás novamente de Alonso.
Piastri foi aos boxes na volta 45 e retornou na terceira posição. Norris assumiu a liderança, seguido por Leclerc. Verstappen foi aos boxes na volta 49 para sua segunda parada nos boxes. O holandês retornou ao circuito na P9, atrás de Lawson.
Leclerc não teve o que fazer quando Piastri usou o DRS na reta dos boxes e assumiu a P2, garantindo a dobradinha da McLaren.
Na volta 62, Russell partiu para cima de Leclerc e tentou a ultrapassagem valendo a terceira posição. O piloto da Ferrari se defendeu, enquanto Russell reclamou da manobra do monegasco. Um giro depois, Russell assumiu a terceira posição. Pela manobra na primeira tentativa Leclerc foi penalizado em cinco segundos.
Piastri e Norris ainda protagonizaram uma grande disputa nas voltas finais do GP da Hungria. Piastri tentou na curva 1, mas quase acertou seu companheiro de equipe, enquanto travava os pneus.
Norris venceu o GP da Hungria, seguido por Piastri, em dia de dobradinha da McLaren. Russell completou o pódio em terceiro, seguido por Leclerc na quarta posição. Alonso cruzou a linha de chegada em quinto, seguido por Bortoleto na sexta posição – o brasileiro foi escolhido o piloto do dia pela audiência global da F1. Stroll, Lawson, Verstappen e Antonelli completaram a zona de pontuação, respectivamente.
Confira o resultado do GP da Hungria:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) George Russell (Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
6) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari)
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
8) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT)
9) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
10) Kimi Antonelli (Mercedes)
11) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
12) Lewis Hamilton (Ferrari)
13) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)
14) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
16) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
17) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT)
18) Franco Colapinto (Alpine/Renault)
19) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
OUT) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
