A classificação para a prova principal do GP de São Paulo de Fórmula 1 foi péssima para a Red Bull, que viu tanto Max Verstappen quanto Yuki Tsunoda serem eliminados ainda na primeira parte da sessão, conseguindo apenas as 16ª e 18ª posições, respectivamente. O desempenho do RB21 levantou dúvidas sobre as configurações adotadas pela equipe neste sábado (8), no Autódromo de Interlagos.
Depois da sessão, Tsunoda revelou que Verstappen utilizou o mesmo acerto que ele havia testado anteriormente. “Ele usou. Algumas coisas tivemos que mudar. Na corrida Sprint achamos que era uma boa ideia para melhorar o carro. Alguns ajustes [foram feitos], ele também usou peças que eu estava usando”, contou o japonês.

Durante todo o fim de semana, tanto o tetracampeão mundial quanto Tsunoda relataram dificuldades com um carro “pouco responsivo”. O holandês chegou a afirmar que precisou “dirigir abaixo do potencial” para conseguir o melhor tempo possível no classificatório, mas isso não foi suficiente para evitar a eliminação, que é vista como um ponto final na disputa pelo quinto título para o holandês.
Mesmo assim, Tsunoda descartou qualquer relação entre o acerto e o fraco desempenho do RB21. “Não, não quero culpar minha configuração porque acho que ela estava okay, que é o principal. Porque conseguimos fazer o pneu funcionar, eu acho”, explicou. “Do nosso lado da garagem conseguimos dar passos significativos em termos de peças que mudamos desde a corrida sprint, e sinto claramente uma melhoria no carro, mas outro problema surgiu que parece ser bastante grande”, finalizou Tsunoda.
A largada para o GP de São Paulo da Fórmula 1 acontece neste domingo, 9, às 14h no horário de Brasília.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
