F1: “É simplesmente gratificante” diz Russell sobre primeira fila na sprint do Catar

George Russell protagonizou uma de suas melhores atuações recentes ao garantir uma vaga na primeira fila para a Sprint do GP do Catar de Fórmula 1 nesta sexta-feira (28). O britânico da Mercedes dividirá a largada com os pilotos da McLaren, após Oscar Piastri superar sua volta e conquistar a pole position. Lando Norris vai partir na terceira posição.

Surpreso com o resultado, Russell afirmou que não esperava estar entre os mais rápidos no Circuito Internacional de Lusail, especialmente depois de ter ficado apenas em 14º no treino livre: “Não, honestamente. Eu estava em 14º nos treinos livres. Não, é simplesmente gratificante”, disse ele à imprensa. O britânico destacou ainda que vinha enfrentando dificuldades nas sessões de classificação recentemente:

George Russell (GBR) Mercedes AMG F1 W16.
Foto: XPB Images

“Meu desempenho no classificatório não tem sido bom recentemente. A última vez que fui rápido [foi] em Singapura; faz tempo que não tinha uma sessão boa, então fiquei muito satisfeito de conseguir algumas voltas rápidas consistentes”, comentou ele. “Eu sempre estive por perto, lá mais ou menos, durante a sessão, então isso foi bom. Esta pista, sinceramente, é uma alegria de pilotar. É tão rápida. O grip é tão alto, então é simplesmente agradável”, acrescentou.

Apesar de largar na primeira fila, Russell reconheceu que a posição final na corrida pode ser definida já na primeira curva. Desde 2024, a FIA mudou o ponto de ativação do DRS na reta principal para 305 metros após a Curva 16, 100 metros além do ponto usado em 2023, que já havia sido revisado durante o fim de semana. Com o ponto de detecção mantido, os pilotos têm alertado que a assistência reduzida torna as ultrapassagens extremamente difíceis.

Ao ser questionado sobre suas chances de se manter à frente, o britânico foi direto: ‘Não quero ser pessimista, mas a Curva 1 é provavelmente onde vamos acabar definidos, sinceramente. Comentamos brevemente sobre isso esta manhã no briefing dos pilotos sobre por que o DRS não foi estendido, e espero que talvez após o Sprint eles possam ajustá-lo se necessário para a corrida. “Acho que será desafiador ultrapassar, mas, obviamente, estamos em uma boa posição de partida, então, é, vamos aceitar isso.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.