F1: Dubbelman, primeira mulher a receber licença para diretor de prova, deixa FIA

Claire Dubbelman está deixando seu posto na FIA. A dirigente atuou como diretora de prova adjunta na Fórmula 1 nas últimas temporadas, mas agora vai passar a integrar a federação de automobilismo da Arábia Saudita.

Dubbelman tem uma longa jornada dentro do esporte a motor, onde já atuou, por exemplo, como diretora da Fórmula 3 Europeia. Ela se juntou ao corpo governamental ainda em 2017.

Na federação, se tornou diretora de prova pela primeira vez em sua carreira. Ainda, na temporada 2024, foi promovida a diretora de prova adjunta e assumiu uma posição no departamento esportivo da F1.

F1: Dubbelman, primeira mulher a receber licença para diretor de prova, deixa FIA
Foto: XPB Images

Não apenas isso, se tornou a primeira mulher a receber uma Super Licença de Diretor de Prova da FIA, para poder atuar em GPs da F1 na função. Entretanto, isso nunca aconteceu, já que Rui Marques, o diretor de prova titular, nunca faltou a um evento.

Agora, seu tempo dentro do corpo governamental chegou ao fim, já que está se mudando para Riyadh. Por um salário aparentemente alto, vai trabalhar na Federação Saudita de Automobilismo e Motociclismo, que também organiza o GP da Arábia Saudita.

Ainda não se sabe quem assumirá o lugar de Dubbelman, com Tim Malyon apontado como possível sucessor.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.