O ex-piloto Robert Doornbos apontou uma possível conexão entre os erros cometidos por Oscar Piastri no GP do Azerbaijão e a controvérsia decisão da McLaren que afetou o piloto australiano no GP da Itália, em Monza, uma semana antes. Em Baku, o líder do campeonato bateu na classificação e abandonou a prova ainda no início.
“É impressionante que isso tenha acontecido logo após Monza, onde houve um certo atrito”, afirmou Doornbos à Ziggo. “Acho que Piastri levou um baque em Monza. Aquela foi uma situação estranha. Piastri teve que ceder seis pontos para (Lando) Norris porque teve um pitstop lento.”
O ex-piloto também comentou sobre a repetição de problemas nas paradas da McLaren. Em Baku, Lando Norris sofreu com um pitstop mal-executado, assim como aconteceu na Itália. “Eles têm um problema sério lá que precisam resolver. Não acho que Oscar se sinta bem com isso”, observou Doornbos. “Estava trocando mensagens com seu agente, Mark Webber. Ele disse que Oscar é apenas humano. Não vamos esquecer que ele não tem muita experiência em comparação com, digamos, Max Verstappen.”

Apesar da vantagem de Piastri na classificação, Doornbos alertou que o campeonato ainda está em aberto, especialmente após as vitórias de Verstappen em Monza e Baku. “Há perigo. A McLaren comete muitos erros, tanto com os pilotos quanto durante os pitstops. Isso ainda é surpreendente”, afirmou. “Matematicamente, faz sentido, porque se Max vencer tudo, e Oscar Piastri sempre terminar em terceiro, ele [Max] ganha o título.”
Doornbos também lembrou que a história da Fórmula 1 já presenciou reviravoltas semelhantes. “É possível, porque em 2013 Sebastian Vettel venceu as últimas nove corridas pela Red Bull e acabou se tornando campeão mundial. Tudo é possível, e Abu Dhabi já viu finais de temporada mais malucas. Mas seria um cenário único”, concluiu.
Piastri lidera a tabela com 324 pontos, enquanto Norris soma 299. Já Verstappen está com 255.
