O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, fez uma reflexão sobre as chances da Ferrari na temporada de 2026, após a equipe viver uma temporada difícil em 2025. No último ano, a Scuderia terminou em quarto lugar no campeonato de construtores, sem vitórias em GPs, e com Lewis Hamilton não conseguindo nenhum pódio (em GPs) em sua estreia na equipe.
Em entrevista ao Sky Sports News, Domenicali, ex-chefe de equipe na Ferrari entre 2008 e 2014, destacou a necessidade de a equipe italiana ter um plano consistente e a ‘energia certa’ para enfrentar o novo ciclo de regulamentos que começa em 2026. Ele afirmou que, apesar das dificuldades, a equipe precisa reagir de forma positiva e não se acomodar na posição de quarta colocada.
“Sou uma pessoa positiva. Não há necessidade de chorar, nem de ser sempre negativo. Eles (Ferrari) precisam ter um plano. Tenho certeza de que Fred (Vasseur, chefe da eqipe), Lewis e Charles (Leclerc) têm um plano, e isso é o mais importante. Acho que é essencial reagir e não se conformar com a posição de quarto no campeonato”, disse ele.
A Ferrari terá um novo desafio pela frente, com a chegada das mudanças regulatórias que podem nivelar as forças no grid. Domenicali também afirmou que, apesar das incertezas, o futuro próximo trará uma evolução significativa para todas as equipes, e a Ferrari precisa estar preparada para aproveitar essa oportunidade.

Leclerc também se mostrou otimista e reforçou que 2026 será uma temporada decisiva para a Ferrari, afirmando que é ‘agora ou nunca’ para a equipe lutar por títulos. Leclerc espera que o início da nova era da F1 mostre o verdadeiro potencial da Ferrari, com a equipe bastante motivada para dar o primeiro passo correto nessa nova fase.
“Estou confiante de que podemos ter um carro campeão. O time está altamente motivado, pois será uma grande oportunidade para mostrar do que somos capazes. Será agora ou nunca, então realmente espero que comecemos esta nova era com o pé direito”, afirmou o piloto monegasco.
Com as mudanças de regulamentos se aproximando, tanto Domenicali quanto Leclerc, acreditam que os primeiros sinais de quem será competitivo para o futuro estarão claros já nas primeiras corridas de 2026.
