F1: Desclassificação da McLaren tira pontos importantes de Norris e Piastri em Las Vegas

A McLaren teve um final de semana extremamente frustrante no GP de Las Vegas de Fórmula 1, após ter seus dois carros desclassificados devido a problemas técnicos. Lando Norris e Oscar Piastri, que haviam obtido boas performances na prova, com P2 para Norris e P4 para Piastri, perderam preciosos pontos na luta pelo campeonato.

Norris, visivelmente decepcionado, comentou sobre os problemas no carro que comprometeram o desempenho de sua equipe: “Foi um final frustrante para hoje. Tivemos que gerenciar até o fim da corrida e agora sabemos que isso foi devido a alguns problemas no nosso carro, o que infelizmente resultou na desclassificação. É frustrante perder tantos pontos. Como equipe, estamos sempre tentando encontrar o máximo de desempenho que conseguimos, e claramente não acertamos o equilíbrio hoje. Nada que eu possa fazer mudará isso agora, então nosso foco total se volta para o Catar, onde buscaremos entregar o melhor desempenho possível em cada sessão”, afirmou o piloto britânico.

Piastri também expressou sua insatisfação com o resultado: “É decepcionante sair desse fim de semana sem pontos, após uma desclassificação infeliz por desgaste do assoalho. Com a grid tão apertado, estamos sempre buscando onde podemos ganhar desempenho, e não acertamos dessa vez. Agora, precisamos resetar, refocar e lutar para conseguir o melhor resultado possível nas duas últimas corridas, em pistas onde já fomos fortes anteriormente”, explicou o australiano.

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39.
Foto: XPB Images

Andrea Stella, chefe da equipe, detalhou o que levou à desclassificação: “Após o GP de Las Vegas, fomos considerados em desacordo com o Artigo 3.5.9 dos Regulamentos Técnicos, que exige uma espessura mínima de 9 mm para o assoalho do carro. O carro 4 foi encontrado com uma violação máxima de 0,12 mm na parte mais traseira do fundo, e o carro 81 com uma violação máxima de 0,26 mm. Durante a corrida, ambos os carros enfrentaram níveis inesperados de ‘porpoising’, que não haviam sido observados nas sessões de treinos livres, o que resultou em contato excessivo com o solo. Estamos investigando as razões desse comportamento do carro, incluindo o efeito de danos acidentais sofridos por ambos os carros, que encontramos após a corrida, o que levou a um aumento no movimento do assoalho”, disse ele.

Apesar da desclassificação, o dirigente ressaltou que a McLaren não teve intenção de infringir os regulamentos: “Como a FIA observou, a violação foi não intencional, não houve tentativa deliberada de contornar as regras e também existiram circunstâncias atenuantes. Pedimos desculpas a Lando e Oscar pela perda de pontos hoje, em um momento crítico das disputas deles pelo campeonato, após duas fortes performances de ambos durante o fim de semana. Como equipe, também pedimos desculpas aos nossos parceiros e fãs, cujo apoio significa muito para nós”, concluiu Stella, reforçando que a McLaren seguirá focada nas duas últimas corridas da temporada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.