A Cidade do México está recebendo a F1 neste final de semana. Pilotos e equipes disputam a 18ª etapa no Autódromo Hermanos Rodríguez e neste sábado (28) vão à pista para disputar a classificação para a corrida do domingo.
A prova mexicana fez sua estreia no calendário da categoria na temporada de 1963, se mantendo até 1970. Depois, retornou em 1986, se mantendo até 1992 e fazendo seu retorno em 2015, continuando até os dias de hoje.
Acontece que nas últimas 11 edições, o GP da Cidade do México, nome oficial da etapa, 11 nomes diferentes largaram da pole-position. Em 89, Ayrton Senna foi quem alinhou da posição de honra do grid, com Gerhard Berger, Riccardo Patese e Nigel Mansell vindo nos anos seguintes.
Quando a F1 voltou ao país, Nico Rosberg foi o primeiro a conseguir a pole. Depois, vieram Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc, Valtteri Bottas e Max Verstappen até a temporada passada.
Na temporada 2023, apenas cinco pilotos diferentes largaram da pole-position: Max Verstappen, dez, Sergio Pérez, duas, Charles Leclerc, três, Carlos Sainz, duas, e Lewis Hamilton, uma.