A Fórmula 1 abriu o fim de semana no Catar com apenas um treino livre antes da classificação da Sprint, e a McLaren dominou todas as sessões. Oscar Piastri liderou o TL único com 1min20s924 e confirmou o ritmo forte ao garantir a pole position da Sprint com 1min20s055, em uma sexta-feira perfeita para o australiano. Lando Norris foi segundo no TL e terceiro na Sprint Quali, reforçando o bom desempenho da equipe em Lusail. Fernando Alonso apareceu bem nas duas sessões, terminando em terceiro no treino e quarto no grid da Sprint. Yuki Tsunoda e Isack Hadjar também se destacaram com atuações sólidas.
Max Verstappen enfrentou um dos dias mais difíceis da temporada, reclamando muito do comportamento do carro, com problemas de marchas, instabilidade e “saltos” nas curvas. O holandês foi apenas sexto no treino e repetiu o sexto lugar no grid da Sprint. George Russell colocou a Mercedes em segundo no grid, enquanto Kimi Antonelli ficou em sétimo.
Gabriel Bortoleto teve boa classificação, avançou ao SQ2 e fechou em 13º no grid da Sprint, superando Nico Hülkenberg. Já Lewis Hamilton viveu mais um dia complicado e caiu ainda no SQ1, ficando apenas em 18º.
O panorama final da sexta-feira coloca a McLaren como favorita para a Sprint e deixa Verstappen sob pressão para reagir dentro de um fim de semana que começou com clara superioridade da equipe de Woking em Lusail.
Confira as imagens do primeiro dia do GP do Catar:





















































