F1: Como Piastri e Webber perderam o título nas últimas corridas

Oscar Piastri e Mark Webber compartilham uma história semelhante, além de Webber ser ex-piloto de Fórmula 1 e empresário de Piastri: ambos disputaram o título na F1, ficaram perto de conquistá-lo, mas terminaram as temporadas em terceiro lugar, perdendo a chance de ser campeões na última corrida.

Em 2025, Piastri teve um desempenho impressionante, liderando o campeonato por boa parte da temporada, mas um desempenho abaixo das expectativas nas corridas de Azerbaijão e Las Vegas fez sua vantagem de 34 pontos evaporar. Ao final, ele não mostrou mais o desempenho do início do ano e ficou 13 pontos atrás de seu companheiro de equipe, Lando Norris, que conquistou o título. Webber, em 2010, também teve um desempenho notável, mas sua vantagem de 14 pontos sobre Fernando Alonso, a três corridas do final, não foi suficiente para garantir o campeonato.

Em termos de vitórias, Piastri se destacou, conquistando sete triunfos durante o ano. Ele teve uma sequência impressionante, com três vitórias consecutivas entre Bahrein e Miami. Webber, por outro lado, venceu quatro vezes no ano, incluindo uma performance notável em Mônaco. A McLaren de Piastri foi mais competitiva em 2025, dominando por grande parte da temporada, enquanto o Red Bull Racing de Webber teve que enfrentar uma competição constante da McLaren e da Ferrari, tornando a disputa por pontos muito mais acirrada.

Além disso, Piastri teve uma leve vantagem sobre Webber em termos de pole positions, com seis contra cinco do compatriota. Webber, porém, teve um excelente desempenho nas sessões de classificação durante parte de 2010, começando na pole em Mônaco, Turquia e Bélgica.

Mark Webber (AUS) Channel 4 Presenter / Driver Manager.
Foto: XPB Images

Os dois também sofreram com margens mínimas em suas temporadas. Piastri teve um fim de semana difícil no Azerbaijão, com um acidente que lhe custou pontos importantes. Webber, por sua vez, abandonou a corrida da Coreia do Sul, perdendo uma chance crucial. No fim das contas, ambos viram seus companheiros de equipe, Norris e Sebastian Vettel, conquistarem os títulos de suas respectivas temporadas, ao não conseguirem vencer a última corrida do ano.

As temporadas de Piastri e Webber ilustram o quão próximo esses pilotos chegaram de conquistar o campeonato mundial, mas também como a Fórmula 1 pode ser cruel para os que estão no topo, mas não conseguem fechar a temporada com um título.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.