F1: Como Lando Norris transformou dificuldades em título

Lando Norris afirmou que os erros cometidos no início da temporada 2025 foram decisivos para a conquista de seu primeiro título mundial de Fórmula 1. Após um começo irregular, o britânico reagiu na segunda metade do campeonato e conseguiu uma arrancada que garantiu a taça, mesmo tendo que enfrentar Max Verstappen até a última volta no GP de Abu Dhabi.

No início do ano, Norris acumulou erros na China, no Bahrein e na Arábia Saudita, enquanto Oscar Piastri, seu companheiro de McLaren, venceu quatro das sete primeiras corridas e dominou o período seguinte. Apesar disso, o piloto destacou que a velocidade sempre existiu. Um ajuste na suspensão dianteira do MCL39 marcou a virada, permitindo a ele vencer três de quatro corridas antes da pausa de verão.

Em entrevista à imprensa, Norris explicou como precisou mudar sua abordagem: “Tudo começou depois que tive aquela sequência ruim na segunda, terceira, quarta, quinta, sexta corrida, mais ou menos nessa faixa”, disse, ao se referir do GP da China ao de Miami.

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39.
Foto: XPB Images

“Certamente, quando ficou claro: ‘Tudo bem, meu jeito não está funcionando. Preciso entender as coisas de forma diferente. Preciso conversar com mais pessoas. Preciso entender o que estou pensando, por que estou pensando nisso. Por que estou fazendo isso? Por que fico tenso na classificação? Por que tomo as decisões que tomo?’ ou seja lá o que for.”

Segundo o campeão de 2025, o problema não era a falta de velocidade, mas a execução. “Certamente, a sequência ruim de resultados e a falta de desempenho — não de velocidade, porque acho que a velocidade sempre esteve lá —, mas a incapacidade de colocar tudo junto quando eu tinha condições de fazê-lo, permitiu ou abriu as portas para entender: ‘Ok, preciso fazer mais do que apenas tentar de novo no próximo fim de semana. Preciso tentar entender as coisas em um nível mais profundo’.”

“Mentalmente, isso me levou a me entender mais, a entender mais as coisas em um nível de campeonato. Esse é o nível em que preciso estar. Eles são campeões mundiais. E sim, certamente as dificuldades se transformaram em força”, finalizou o piloto.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.