A McLaren iniciou nesta quarta-feira (28), sua participação no teste pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, quando o novo MCL40 foi à pista pela primeira vez para uma volta de instalação, com Lando Norris ao volante, pouco antes das 11h no horário local. O carro está com uma pintura camuflada específica para os testes.
A entrada tardia da equipe foi estratégica. Aproveitando o formato de cinco dias dos testes, a McLaren optou por ganhar o máximo de tempo possível no desenvolvimento do carro antes de estrear, abrindo de uma participação já no início da semana. A possibilidade de correr na terça-feira chegou a ser considerada, mas foi facilmente descartada após a chuva que atrapalhou o dia.

Com isso, a atual campeã mundial terá de rodar em três dias consecutivos, algo que nenhuma outra equipe precisará fazer. Apesar de perder as primeiras horas de pista na quarta-feira, grande parte desse tempo foi neutralizada por bandeiras vermelhas causadas por Audi e Haas, que interromperam a sessão por cerca de 40 minutos. Logo após a retomada, Norris completou a volta de instalação.
A McLaren vai revelar a pintura do MCL40 para 2026 no dia 9 de fevereiro.
