Flavio Briatore afirmou que Fernando Alonso estaria lutando pelo título na Fórmula 1 este ano, se estivesse pilotando um carro da McLaren ou da Red Bull Racing nesta temporada. O consultor executivo da Alpine, que já era empresário de Alonso em seus dois títulos na F1 pela Renault em 2005 e 2006, segue à frente da carreira do espanhol e acredita que o bicampeão ainda é capaz de vencer corridas se tiver o equipamento certo.
“Se Fernando estivesse no carro da McLaren ou no da Red Bull nesta temporada, tenho certeza que ele estaria na disputa”, disse Briatore à ESPN. “A Aston Martin (equipe atual de Alonso) tem um gênio. Vamos ver como esse gênio se sai”, disse ele, se referindo ao trabalho de Adrian Newey no projeto do carro da equipe de Silverstone para 2026.
Briatore também saiu em defesa do piloto espanhol, contra as críticas de que ele seria difícil de ser gerenciado: “Isso é um monte de bobagem, de verdade. Não sei de onde vem. Sempre fiquei completamente chateado quando ouvia isso, porque Fernando é sempre um companheiro de equipe. O cara mantém a equipe unida, faz todo mundo trabalhar junto. E a prova disso está agora na Aston Martin. O carro não é competitivo, mas ele está sempre lá. Ele é como um ‘rottweiler’. Você vai a um lugar e o ‘rottweiler’ te morde o tempo todo”, acrescentou.

Max Verstappen também comentou sobre Alonso, celebrando o marco de vinte anos desde o primeiro título do espanhol, que encerrou a hegemonia de Michael Schumacher: “Eu o admiro muito, como pessoa, como piloto, por ainda estar tão motivado para competir na F1 nessa idade, mas também pelo que ele fez antes, como ir para corridas de resistência (WEC), Indy, e até fazer o Rally-Dakar, é algo impressionante. Mostra que ele é apaixonado por automobilismo”, disse o holandês.
“Ele teve alguns anos muito bons em que venceu campeonatos na F1, e foi possível ver seu verdadeiro talento. Mas isso não significa que agora ele tenha perdido essa base ou que não seja rápido. É apenas que o carro não permite. Mas é muito bom que ele ainda esteja por aqui e tenho muito respeito pelo que ele está fazendo”, finalizou Verstappen, em relação ao experiente piloto espanhol.
