Lando Norris venceu a corrida sprint válida pelo Grande Prêmio de Miami, sexta etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, realizada neste sábado (3) no Circuito Internacional de Miami, na Flórida. O F1Mania.net acompanha in loco com Victor Berto.
Norris se beneficiou das trocas de pneus quando a pista secou, nos estágios finais, e contou com um pouco de sorte para somar oito pontos importantes no campeonato. Oscar Piastri, que liderou boa parte das 18 voltas, terminou na segunda posição, seguido por Lewis Hamilton, da Ferrari.
Alexander Albon, da Williams, terminou na quarta posição e foi seguido por George Russell, da Mercedes.
Lance Stroll fez uma corrida sólida, ganhou 10 posições considerando onde largou, e somou pontos para a Aston Martin, enquanto Fernando Alonso bateu nos estágios finais e foi responsável pela corrida terminar com o Safety Car na pista.
Liam Lawson, da Racing Bulls, em sétimo, e Oliver Bearman, da Haas, completaram a zona de pontuação da sprint de Miami ma P7 e P8, respectivamente.
Na Sauber, Nico Hulkenberg cruzou a linha de chegada em 12º. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em 15º.
Horas depois da conclusão da Sprint, os comissários puniram Bearman por ter saído de maneira insegura do pit-stop em cinco segundos, com isso, ele caiu para P14, promovendo o japonês Yuki Tsunoda (Red Bull) para a zona de pontuação. Alex Albon foi punido por infringir o procedimento de Safety Car e caiu para a 11ª posição. Liam Lawson, que causou o acidente de Fernando Alonso, caiu para 13º.
A Fórmula 1 segue com a sua programação neste sábado às 17h15 (horário de Brasília, GMT -3) com a definição do grid de largada do GP de Miami.
A Sprint
Com a chuva e a pista molhada, Charles Leclerc bateu na volta de reconhecimento, danificou consideravelmente seu SF-25 e nem largou na sprint.
Os pilotos foram para a largada na hora prevista, mas a direção de prova optou por uma bandeira vermelha depois que os pilotos relataram condições extremas pelo rádio. A largada, prevista para 13h, aconteceu às 13h28.
Antonelli não tracionou bem e foi superado por Piastri antes mesmo da primeira curva. O italiano forçou até o fim, acabou saindo da pista e perdeu três posições, caindo para P4. Piastri liderava, seguido por Norris e Verstappen. O piloto da Red Bull largou fora dos colchetes e o incidente foi notado pelos comissários, mas sem investigação.
Lawson fez uma excelente largada e ganhou cinco posições depois das primeiras voltas, superando seu companheiro de equipe na Racing Bulls, Hadjar, para ser o 10º colocado.
A Sauber não teve um bom começo com sua dupla de pilotos. Hulkeberg perdeu quatro posições largando na P11, enquanto Bortoleto perdeu uma posição, caindo para último.
Na volta 8 de 18, a pista já tinha alguns trechos secos e os pneus intermediários eram consumidos rapidamente. Lá na frente, Piastri tinha 2.5s de vantagem para seu companheiro de equipe Norris. Verstappen, que reclamava muito da sua viseira embaçada, estava 3.2s atrás do Norris.
Antonelli não conseguia se aproximar de Verstappen e era pressionado por Russell na briga pela quarta posição. Hamilton ocupava a P6 e sofria pressão de Albon, valendo o quinto lugar.
O DRS foi liberado na volta 11. Enquanto isso, alguns pilotos relatavam que a pista estava seca o suficiente para pneus slicks. Tsunoda foi aos boxes e voltou com pneus slicks médios.
Hamilton também trocou os pneus intermediários de chuva para os slicks, mas os macios ao invés dos médios de Tsunoda. Verstappen fez o mesmo, mas uma volta depois. Na saída, o holandês acertou Antonelli no pit-lane.
Na volta 14, Piastri também foi aos boxes e trocou para pneus médios, mas Norris ficou na pista e assumiu a liderança. Na volta seguinte, foi a vez de Norris trocar seus compostos.
O piloto da McLaren estava indo em direção ao seu pit-stop, quando Alonso bateu e trouxe o safety car para a corrida. Com isso, o britânico ganhou tempo e retornou ao circuito na liderança, à frente de Piastri.
Hamilton, que foi um dos primeiros a trocar por slicks, ganhou um bom tempo na pista, ultrapassou Verstappen pouco antes do safety car para terminar na terceira posição.
Verstappen acabou perdendo várias posições e terminou em último.
Confira o resultado da sprint de Miami:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 18 voltas
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 18
3) Lewis Hamilton (Ferrari), 18
4) George Russell (Mercedes), 18
5) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 18
6) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT), 18
7) Kimi Antonelli (Mercedes), 18
8) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 18
9) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari), 18
10) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT), 18
11) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 18
12) Esteban Ocon (Haas/Ferrari), 18
13) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT), 18
14) Oliver Bearman (Haas/Ferrari), 18
15) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari), 18
16) Jack Doohan (Alpine/Renault), 18
17) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 18
OUT) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 13
OUT) Carlos Sainz (Williams/Mercedes), 12
OUT) Charles Leclerc (Ferrari), 0
