Os chefes das equipes de Fórmula 1, James Vowles, Mike Krack, e Laurent Mekies, não estão preocupados com uma possível vantagem da Cadillac antes de sua entrada em 2026.
A F1 autorizou a entrada da Cadillac, que fará parceria com a General Motors e a TWG Global (que assumiu o projeto Andretti F1), os trabalhos para a temporada de 2026 já começaram, com uma fabricante montada em Silverstone. No entanto, os chefes de equipe acreditam que não há motivo para se preocupar, já que a Cadillac ainda não está vinculada aos regulamentos de 2026.
Quando questionado se os chefes de equipes tinham preocupações sobre uma possível vantagem para a Cadillac antes de entrar na F1, por conta dos novos regulamentos de 2026, eles falaram.
Vowles, da Williams, explicou que as regras de 2026 ainda não estão finalizadas: “Ainda temos algumas questões para resolver, especialmente sobre aerodinâmica e superfícies molhadas”, comentou.
Ele também lembrou que a Cadillac precisará seguir os regulamentos de limite de custo e se adaptar a estrutura da FIA: “Se eles devem entrar em 2026, eles devem se enquadrar na FIA e também nos regulamentos de limite de custo em 2025.”
Mike Krack, da Aston Martin, afirmou que montar uma equipe para 2026 será um desafio. “Acho que é uma tarefa difícil tentar agora montar uma equipe para 2026 com também um conjunto completamente diferente de regulamentos. Eles terão apenas um ano para montar tudo e criar um carro. Mesmo que haja uma vantagem inicial, ela será rapidamente equilibrada”, acrescentou.
Laurent Mekies, da VCARB, também concordou com a ideia de Krack, dizendo: “Foi muito bem explicado. Eu acho que, por mais que você possa considerar 2024 como um espaço onde você poderia ter uma vantagem inicial, quando 1° de janeiro aparecer, tudo estará bem controlado pelos regulamentos e a tarefa ainda é enorme depois disso,” concluiu.