A FIA confirmou a saída de Jason Somerville, chefe de aerodinâmica da organização, reforçando especulações de que ele deve assumir um cargo em uma das equipes da Fórmula 1, após cumprir o ‘período de jardinagem’ obrigatório. Ainda não há indicação de qual das onze equipes do grid de 2026 o profissional irá integrar.
Somerville teve papel importante na elaboração do atual regulamento técnico da categoria. Antes de integrar a FIA, comandou áreas de aerodinâmica na própria Fórmula 1 e na Williams, além de passagens por Toyota e Lotus, onde iniciou sua carreira no automobilismo.
Em comunicado oficial, a Federação destacou: “Podemos confirmar que Jason Somerville, chefe de aerodinâmica, deixará a FIA”.

O órgão regulador explicou que o profissional cumprirá todo o período de aviso prévio, incluindo o ‘período de jardinagem’ (período em que um profissional da F1 tem que ficar afastado da categoria, antes de assumir um novo cargo no esporte), e que durante a transição ele estará limitado a projetos sem relação direta com a F1: “O acesso a informações sensíveis e confidenciais foi ajustado de acordo com nossos procedimentos padrão de desligamento”.
A FIA encerrou agradecendo sua contribuição ao longo dos anos: “Agradecemos a Jason por sua inestimável contribuição à organização e desejamos sucesso no próximo capítulo de sua carreira”, conclui o comunicado.
