De acordo com informações do site RacingNews365, Jason Somerville deixará a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para se juntar à Alpine, onde assumirá novamente a função de chefe de aerodinâmica. O engenheiro traz no currículo passagens por Toyota, Lotus, Williams e pela própria Fórmula 1, antes de ingressar na FIA em fevereiro de 2022.
A contratação é considerada estratégica: a equipe deixará de ter status de fábrica e se tornará cliente das unidades de potência Mercedes a partir de 2026. Com Somerville a bordo, o foco se voltará ao desenvolvimento do carro, aproveitando a experiência adquirida pelo profissional durante quase cinco anos na definição das regras aerodinâmicas da F1.

A FIA confirmou que Somerville cumprirá um período de gardening leave (afastamento remunerado), embora a duração ainda não tenha sido divulgada: “Podemos confirmar que Jason Somerville, Chefe de Aerodinâmica, deixará a FIA”, disse a entidade. “Jason cumprirá integralmente seu período de aviso prévio, incluindo o gardening leave. Durante essa transição, ele se dedicará a projetos não sensíveis e alheios à F1. O acesso a informações confidenciais e sensíveis foi restringido conforme nossos procedimentos padrão de desligamento. Gostaríamos de agradecer a Jason por suas contribuições inestimáveis à organização e desejar-lhe sucesso em sua nova jornada profissional.”
Com três etapas restantes para o final da temporada, a equipe de Enstone ocupa atualmente a última posição no campeonato de construtores. Todos os 22 pontos da equipe foram marcados por Pierre Gasly, deixando a Alpine 40 pontos atrás da Sauber, nona colocada.
