O chefe da Sauber, Jonathan Wheatley, deu sua opinião sobre a polêmica troca de posições entre os pilotos da McLaren no Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1.
A ordem foi dada no fim da corrida em Monza, quando Oscar Piastri havia ultrapassado Lando Norris após a parada do britânico ser prejudicada por um problema no pit stop. Como Norris havia ocupado a segunda posição praticamente durante toda a prova, a McLaren pediu que Piastri devolvesse o lugar.
Mesmo com uma resposta ríspida pelo rádio, o australiano obedeceu e disse que a decisão foi para proteger a cultura dos princípios de corrida da equipe.
Ele destacou ainda que não se surpreendeu com a ordem, já que conversas sobre cenários semelhantes acontecem com frequência dentro da equipe:
“Já tivemos discussões sobre todos os tipos de cenários e, quando você está na mesma equipe, em situações fora do controle do piloto, existem várias formas de corrigir as coisas. Então é um tema que já debatemos. Tenho certeza de que vamos revisar e falar mais sobre isso, mas não foi algo que nunca tivesse sido abordado antes.”
Jonathan Wheatley, que tem muitos anos experiência na Fórmula 1, já passou por equipes de ponta como a Red Bull e afirma acreditar que a decisão não pegou os pilotos de surpresa:
“Acho que, não sei porque não faço parte da equipe, mas eles obviamente já tinham discutido como lidariam com esse tipo de corrida. Imagino que tenham conversado que, caso houvesse um erro da equipe que invertesse as posições, isso não seria surpresa, já que não houve muito tráfego de rádio a respeito.”
O chefe da Sauber também lembrou que a McLaren já esteve em situação semelhante no ano passado, quando Norris e Piastri trocaram de posições no Grande Prêmio da Hungria. Para ele, a equipe tirou aprendizados importantes desde então:
“Acho que eles obviamente aprenderam várias lições difíceis no ano passado.”
Ele completou elogiando a forma como a equipe vem conduzindo a disputa interna em 2025:
“Estou muito impressionado com a forma como têm administrado os dois pilotos brigando pelo campeonato este ano. Acho que se anteciparam bem à situação. Eles não estavam discutindo durante a corrida. Está claro que é algo que já envolve conversas sobre desempenho.”
