F1: Chefe da Haas elogia confiabilidade do motor Ferrari para 2026

Ayao Komatsu, chefe da Haas, expressou sua satisfação com o desempenho do motor Ferrari para a temporada 2026 da Fórmula 1, após os testes iniciais no shakedown coletivo em Barcelona. A equipe, que completou 457 voltas durante os cinco dias de testes, ficou impressionada tanto com a potência quanto com a confiabilidade do novo propulsor.

Komatsu elogiou a Ferrari pelo excelente trabalho no desenvolvimento do motor, destacando a boa combinação entre desempenho e robustez: “A Ferrari fez um trabalho absolutamente incrível ao aumentar o desempenho e garantir a confiabilidade que entregaram”, afirmou o dirigente. O desempenho inicial da unidade de potência da Scuderia, foi importante para a Haas, que conseguiu completar uma grande quantidade de voltas sem enfrentar problemas significativos.

Esteban Ocon e Oliver Bearman, pilotos da equipe, fizeram um total de 457 voltas, sendo que Ocon foi o responsável por completar o maior número de voltas no primeiro dia de testes: “Conseguir 150 voltas no primeiro dia, acho que isso é um recorde para nós em um primeiro dia de testes”, afirmou Komatsu, destacando a importância da confiabilidade do motor desde o início.

Embora tenha havido alguns problemas iniciais com telemetria e ECU, comuns em carros novos, a equipe foi capaz de superá-los rapidamente: “A confiança para continuar e fazer um stint de 15 voltas logo no início foi muito boa e isso nos ajudou a acumular quilometragem”, disse ele.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

Após uma temporada de 2025 com quatro abandonos e a 8ª colocação no Campeonato de Construtores, a Haas foca em minimizar o risco de problemas mecânicos e maximizar suas chances de sucesso. Komatsu afirmou que, durante os testes, o motor não apresentou problemas graves, o que é um bom sinal para a temporada: “Durante os dias de testes, não vimos nenhum problema sério com a unidade de potência. Em comparação com os carros novos que causaram bandeiras vermelhas, nós nunca paramos na pista devido a problemas com o motor”, acrescentou.

Komatsu também explicou a importância de um motor confiável para o desenvolvimento do carro: “Se você não consegue rodar, não consegue melhorar seu desempenho. Ter uma unidade de potência confiável ajuda muito no nosso progresso, e isso é muito encorajador”, concluiu o chefe da Haas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.