F1: CEO da McLaren critica Red Bull por atitudes com Tsunoda

Zak Brown, CEO da McLaren, criticou a Red Bull Racing por suas ‘escolhas estranhas’ de pilotos, se referindo à decisão da equipe de não promover Yuki Tsunoda para a equipe principal.

Tsunoda está em sua quinta temporada com a equipe satélite da Red Bull, a Racing Bulls, e mais uma vez foi preterido para uma vaga na equipe principal. Uma vaga se abriu ao lado de Max Verstappen com a demissão de Sergio Perez após a temporada 2024 da Fórmula 1, mas Liam Lawson foi promovido em vez de seu então companheiro de equipe japonês na Racing Bulls.

Laurent Mekies, chefe da Racing Bulls, elogiou a reação positiva de Tsunoda à omissão, que foi demonstrada na etapa de abertura da temporada, onde ele se classificou entre os cinco primeiros. Isso significava que Tsunoda era o segundo piloto apoiado pela Red Bull com melhor desempenho no grid, atrás de Verstappen, já que a corrida cheia de erros de Lawson o eliminou no Q1.

Brown, aproveitando a oportunidade para alfinetar uma equipe concorrente da McLaren, classificou a decisão da Red Bull de nomear Lawson em vez do mais experiente Tsunoda como ‘estranha’. “Acho que será um ano muito emocionante”, disse Brown à Sky Sports no final de semana em Melbourne. “Yuki fez um ótimo trabalho, provavelmente o cara que deveria estar na Red Bull se você olhar como ele se apresentou, mas eles parecem fazer algumas escolhas estranhas de pilotos.”

Tsunoda estava a caminho de transformar seu P5 na largada em uma boa posição de chegada no GP, quando ultrapassou Charles Leclerc, da Ferrari, enquanto a pista secava na volta 42. No entanto, uma chuva nas voltas finais desfez o trabalho do piloto japonês, já que a Racing Bulls demorou a fazer a mudança para pneus intermediários, fazendo-o cair para 12º lugar.

Apesar de ter deixado o circuito de Albert Park sem nenhum ponto, o desempenho de Tsunoda não passou despercebido, e Christian Horner, chefe da Red Bull, foi questionado sobre sua corrida. “Achei que Yuki fez uma corrida muito boa hoje (domingo). Não acompanhei de perto a decisão deles de trocar de pneus slicks para intermediários. Parecia que eles talvez perderam a janela. Eu olhei em um ponto e ele estava à frente de Charles (Leclerc) e pilotando muito bem. Eles tiveram um carro bem equilibrado neste fim de semana. Tenho certeza de que eles esperam que isso continue na China”, completou Horner.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.