F1: CEO da Ford minimiza comentários sobre rivalidade com Cadillac em 2026

Jim Farley, CEO da Ford, classificou como “risíveis” os comentários feitos por Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports, sobre uma possível rivalidade entre Ford e Cadillac na Fórmula 1. As declarações reacendem o debate em torno do envolvimento das grandes montadoras americanas na categoria a partir do novo ciclo técnico, que começa em 2026.

A General Motors marcará presença na categoria a partir deste ano com a estreia da equipe estadunidense, que integrará o grid por meio de uma equipe própria sob o comando da TWG Motorsports. Towriss, que lidera o projeto, já deixou claro no passado que não vê equivalência entre o papel da GM e o da Ford na categoria.

A Ford, por sua vez, prepara seu retorno após 21 anos de ausência, desta vez como parceira de unidades de potência da Red Bull. A montadora americana havia deixado o esporte em 2004, quando vendeu a equipe Jaguar Racing para o grupo de Milton Keynes.

F1: CEO da Ford minimiza comentários sobre rivalidade com Cadillac em 2026
Foto: Ford

Apesar do apelo midiático de uma possível rivalidade entre dois grandes nomes indústria automobilística dos Estados Unidos, Towriss tratou a ideia com desdém no fim do ano passado. Na ocasião, afirmou que a comparação não chegava “nem perto”.

Questionado sobre essas declarações antes do evento de lançamento da pintura da Red Bull para 2026, realizado em Detroit, Farley foi direto ao reagir. “Tudo o que vou dizer é que isso é risível. Não vale nem a pena discutir. Não merece um comentário”, falou.

O dirigente também minimizou qualquer conversa sobre rivalidade esportiva no curto prazo, destacando as diferenças entre os projetos. “Não realmente [considero uma rivalidade], sendo honesto. Nossa oportunidade agora é ganhar ritmo com a unidade de potência. A Red Bull é um animal completamente diferente de uma equipe nova. Nossos rivais são McLaren, Mercedes, Ferrari e todo o paddock.”

O executivo concluiu destacando que rivalidades reais não podem ser fabricadas. “Rivalidades como Packers e Bears são conquistadas. Elas nascem da competição ao longo dos anos. Não são compradas com dinheiro nem criadas por estratégias corporativas”, afirmou. “Grandes rivalidades são forjadas na arena. E se você ainda não esteve na arena, como pode ser um rival?”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.