Jim Farley, CEO da Ford, classificou como “risíveis” os comentários feitos por Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports, sobre uma possível rivalidade entre Ford e Cadillac na Fórmula 1. As declarações reacendem o debate em torno do envolvimento das grandes montadoras americanas na categoria a partir do novo ciclo técnico, que começa em 2026.
A General Motors marcará presença na categoria a partir deste ano com a estreia da equipe estadunidense, que integrará o grid por meio de uma equipe própria sob o comando da TWG Motorsports. Towriss, que lidera o projeto, já deixou claro no passado que não vê equivalência entre o papel da GM e o da Ford na categoria.
A Ford, por sua vez, prepara seu retorno após 21 anos de ausência, desta vez como parceira de unidades de potência da Red Bull. A montadora americana havia deixado o esporte em 2004, quando vendeu a equipe Jaguar Racing para o grupo de Milton Keynes.

Apesar do apelo midiático de uma possível rivalidade entre dois grandes nomes indústria automobilística dos Estados Unidos, Towriss tratou a ideia com desdém no fim do ano passado. Na ocasião, afirmou que a comparação não chegava “nem perto”.
Questionado sobre essas declarações antes do evento de lançamento da pintura da Red Bull para 2026, realizado em Detroit, Farley foi direto ao reagir. “Tudo o que vou dizer é que isso é risível. Não vale nem a pena discutir. Não merece um comentário”, falou.
O dirigente também minimizou qualquer conversa sobre rivalidade esportiva no curto prazo, destacando as diferenças entre os projetos. “Não realmente [considero uma rivalidade], sendo honesto. Nossa oportunidade agora é ganhar ritmo com a unidade de potência. A Red Bull é um animal completamente diferente de uma equipe nova. Nossos rivais são McLaren, Mercedes, Ferrari e todo o paddock.”
O executivo concluiu destacando que rivalidades reais não podem ser fabricadas. “Rivalidades como Packers e Bears são conquistadas. Elas nascem da competição ao longo dos anos. Não são compradas com dinheiro nem criadas por estratégias corporativas”, afirmou. “Grandes rivalidades são forjadas na arena. E se você ainda não esteve na arena, como pode ser um rival?”
