F1: Carro da Williams aposta em configuração única de suspensão

A Williams confirmou que o FW48, seu novo carro para a temporada 2026 da Fórmula 1, terá suspensão dianteira pullrod e traseira pushrod, sendo a única equipe a adotar essa configuração. A maioria das rivais escolheu pushrod em ambos os eixos, enquanto apenas Alpine e Cadillac optaram pelo duplo pullrod.

Na prática, isso significa que o braço da roda dianteira “puxa” o sistema de mola e amortecedor dentro do carro, ajudando a baixar o centro de gravidade, enquanto na traseira o braço “empurra”, garantindo estabilidade e facilidade de ajuste. Essa combinação procura equilibrar desempenho aerodinâmico e controle em curvas.

No lançamento do FW48 na terça-feira, a equipe revelou a nova pintura, mas escondeu alguns elementos da suspensão nas renderizações, mantendo detalhes do carro em segredo. O FW48 pesa 772,4 kg, apenas 4,4 kg acima do limite mínimo de 768 kg, acalmando especulações sobre um carro pesado após a ausência da equipe no primeiro teste pré-temporada em Barcelona.

F1: Carro da Williams aposta em configuração única de suspensão
Foto: Divulgação / Williams

James Vowles, chefe da equipe, comentou sobre o design dianteiro: “O nosso triângulo dianteiro é um pouco diferente, mas onde o Adrian foi é… muito impressionante, muito criativo, muito extremo. Eu não gostaria de ser o projetista daquele, digamos assim.” Ele se referia ao Aston Martin AMR26, projetado por Adrian Newey.

A temporada passada foi a melhor da Williams desde 2017, com Carlos Sainz conquistando dois pódios e a equipe garantindo o quinto lugar no campeonato de construtores.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.