A Fórmula 1 segue movimentando o mercado de jovens talentos e a Mercedes anunciou nesta terça-feira que a campeã da F1 Academy 2025, Doriane Pin, será piloto de desenvolvimento da equipe em 2026. A francesa de 22 anos dá um novo passo em sua carreira após conquistar o título da categoria feminina e encerrar seu ciclo no programa júnior da equipe alemã.
Como piloto de desenvolvimento, Doriane integrará o grupo de competidores que trabalham no simulador, auxiliam nos processos técnicos da fábrica e participam de atividades de pista. Ela também estará presente em alguns GPs ao longo da temporada, servindo como apoio e referência para a piloto da Mercedes na F1 Academy em 2026. Paralelamente à função, a francesa terá um programa de corridas, que será anunciado em breve.
O salto para a função acontece após o título dominante na F1 Academy, quando somou quatro vitórias e outros quatro pódios em 2025. A performance foi definida pela equipe como consistente e tecnicamente precisa, incluindo um fim de semana perfeito em Las Vegas que assegurou o campeonato. Doriane recebe o troféu da categoria nesta noite, durante o Autosport Awards em Londres.
“Estou muito orgulhosa e grata por assumir o papel de piloto de desenvolvimento da Mercedes. Meus dois anos no programa júnior me ajudaram a crescer como piloto e este é um passo fantástico na minha carreira”, afirmou Doriane. “Quero agradecer à F1 Academy por me ajudar a chegar até aqui. A categoria oferece uma plataforma brilhante para mulheres e estou honrada por receber o troféu do campeonato. Sei que outras pilotos incríveis virão e desejo toda a sorte a elas.”

O representante da Mercedes, Bradley Lord, elogiou a evolução técnica e a postura da piloto. “Estamos felizes em anunciar que Doriane assumirá o papel de piloto de desenvolvimento em 2026. Em seus dois anos na F1 Academy conosco, ela combinou dedicação, velocidade e técnica, entregando feedbacks sólidos e conquistando o título. Essas habilidades são vitais para avançar no automobilismo e este novo cargo ajudará no seu desenvolvimento”, explicou.
Antes de chegar aos monopostos, Doriane começou no kart em 2013, venceu o Ferrari Challenge Europe, conquistou vitória de classe nas 24 Horas de Spa-Francorchamps e triunfou na European Le Mans Series. Em 2023 disputou o Mundial de Endurance na LMP2, com pódio nos 1000 km de Sebring, antes de migrar para os monopostos nas duas últimas temporadas. A ascensão rápida agora a leva para dentro de uma das principais equipes da Fórmula 1, com um futuro promissor pela frente.
