F1: Cadillac foca em evolução rápida e adaptação em sua temporada de estreia

A Cadillac, nova equipe que entra na Fórmula 1 em 2026, tem grandes planos para sua temporada de estreia, embora saiba que enfrentará desafios significativos. Dan Towriss, CEO da Cadillac F1, afirmou que a equipe ainda espera ficar atrás de outras equipes em termos aerodinâmicos no GP da Austrália, que marca o início da temporada em 08 de março. Contudo, o objetivo da equipe é observar o progresso contínuo e como ela poderá superar alguns concorrentes ao longo do ano.

“Há muitas perguntas sem resposta até agora”, disse Towriss. “Aprenderemos muito mais nos próximos testes no Bahrein sobre o que nossos carros podem realmente fazer”. A Cadillac fez uma boa estreia durante o shakedown coletivo em Silverstone e participou de um dia de filmagem em Barcelona, onde seu foco principal foi garantir a confiabilidade do carro, uma vez que a equipe está construindo tudo pela primeira vez, desde a coluna de direção até o sistema de combustível.

O CEO da Cadillac reconhece que, em termos de aerodinâmica, a equipe provavelmente começará atrás no circuito australiano, mas espera um desenvolvimento rápido à medida que a temporada avança: “Nós certamente esperamos competir com outras equipes. Mas à medida que adquirimos mais dados, a evolução será bastante rápida”, afirmou Towriss.

Além disso, a Cadillac conta com uma dupla de pilotos experientes, composta por Sergio Perez e Valtteri Bottas, para ajudar no processo de desenvolvimento. Towriss elogiou a contribuição de Perez, que tem sido fundamental para fornecer feedback sobre o carro: “Checo tem sido muito importante, e os pilotos são um elemento crucial para nós. A experiência deles é inestimável para acelerar o desenvolvimento do carro”, acrescentou, lembrando que o piloto mexicano já estava envolvido no projeto da equipe desde o ano passado, enquanto Bottas só pôde se juntar ao time este ano, pois ainda era reserva na Mercedes em 2025.

Valtteri Bottas (FIN) Cadillac Formula 1 Team Car. 09.02.2026. Formula 1, Cadillac Formula 1 Team Filming Day, Sakhir, Bahrain, Monday.
Foto: Divulgação / Cadillac

Embora a Cadillac tenha avançado com a parte de desenvolvimento do carro, Towriss também falou sobre o desafio de adaptação dos pilotos à nova geração de carros da Fórmula 1 em 2026, que tem menos downforce do que os modelos anteriores: “Há menos carga nesse carro do que nas versões passadas, o que exige uma adaptação por parte dos pilotos”, finalizou Towriss.

Com as expectativas de evolução rápida, a Cadillac se prepara para os testes no Bahrein, que começam nesta quarta-feira (11), onde começará a explorar as reais capacidades do seu primeiro carro de Fórmula 1 e buscará extrair o máximo de performance. Towriss, no entanto, está ciente de que o caminho será longo e desafiador, mas a equipe está motivada para enfrentar esse novo capítulo na maior categoria do automobilismo mundial.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.