F1: Button vê título fora do alcance de Verstappen nesta temporada

Apesar de reconhecer o talento excepcional de Max Verstappen, Jenson Button acredita que o holandês está fora da briga pelo título da Fórmula 1 em 2025. Para o ex-piloto e campeão de F1 em 2009, o desempenho de Verstappen com o instável RB21 é ‘inacreditável’, mas insuficiente diante da vantagem construída pela McLaren e seus dois pilotos, Oscar Piastri e Lando Norris.

Verstappen acumula praticamente todos os pontos da Red Bull Racing nesta temporada, exceto dez, que foram marcados por Yuki Tsunoda, o que segundo Button, evidencia o abismo entre o tetracampeão e seus companheiros de equipe, Liam Lawson (que ão pontuou em sua participação nas duas primeiras corridas do ano com a equipe) e Tsunoda. Ainda assim, ele está 69 pontos atrás de Piastri, líder do campeonato.

“Se Max tiver uma corrida ruim, como teve na Áustria, ele tem muitos pontos para recuperar com um carro que não é tão bom quanto o da McLaren”, disse Button ao site oficial da F1. “Você teria que dizer que hoje é uma disputa entre dois cavalos. Mas o que ele está fazendo com esse carro é simplesmente inacreditável.”

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing in the post race FIA Press Conference.
Foto: XPB Images

O britânico destacou que o desempenho de Verstappen ganha ainda mais valor quando se observa o quão longe os outros pilotos da Red Bull estão em relação ao número 1: “Já colocaram vários pilotos no mesmo carro e nenhum chegou perto dele. Isso mostra o talento que ele tem e o que consegue fazer com um carro difícil”, disse ele.

Diante das dificuldades enfrentadas pela equipe de Milton Keynes e dos rumores sobre uma possível saída, especialmente em direção à Mercedes, o futuro de Verstappen em 2026 segue incerto. Para Button, qualquer decisão envolverá riscos devido às mudanças de regulamento previstas para a próxima temporada.

“O que ele vai fazer no ano que vem? Eu não sei. É interessante porque nem ele deve saber ainda. Você até consegue prever um pouco o futuro, porque tem os dados do túnel de vento, do motor, mas ninguém sabe ao certo o que os outros estão fazendo”, acrescentou.

Button acredita que, independentemente da escolha de Verstappen, a temporada de 2026 promete ser empolgante: “Seja qual for o carro, acho que será uma temporada emocionante”, finalizou o britânico.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.