Jenson Button afirmou que John Elkann deveria ter conversado diretamente com Lewis Hamilton e Charles Leclerc, em vez de criticá-los publicamente após o GP de São Paulo de Fórmula 1. O presidente da Ferrari gerou repercussão ao dizer que os pilotos precisam ‘falar menos e se concentrar em pilotar mais’, declaração que veio depois de um duplo abandono e da queda da equipe para o quarto lugar no campeonato de construtores.
O comentário não foi bem recebido por ninguém no paddock da categoria, e nem por comentaristas e torcedores, que apontaram que os problemas da Ferrari não se devem aos pilotos. Leclerc caminha para mais uma temporada sem vitórias, a segunda em três anos, e Hamilton ainda não subiu ao pódio em nenhum GP sua estreia pela equipe italiana.
No podcast da Sky F1, o ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 2009, Button afirmou que Elkann deveria ter feito a cobrança internamente: “Há muita pressão na Ferrari. Toda a Itália quer que a equipe vença. Mas John tem apenas dois carros na garagem da Scuderia. É muito fácil encontrar seus pilotos e conversar com eles”, disse o britânico.

Button afirmou que uma conversa direta teria sido mais adequada: “Dizer ‘isso não é legal, não é a forma como trabalhamos’ ou entender por que eles sentem necessidade de dizer certas coisas. Comunicação é o mais importante, ainda mais em uma equipe com milhares de pessoas trabalhando no carro”.
Sobre Hamilton, Button considera que o heptacampeão vem evoluindo após um início difícil. O último pódio do experiente piloto britânico, foi no GP de Las Vegas em 2024, ainda pela Mercedes: “É uma pena vê-lo abaixo do esperado. Ele demorou mais para se adaptar ao carro, mas nas últimas corridas, o desempenho tem aparecido”, acrescentou.
O ex-piloto destacou que pequenos erros ainda têm custado resultados melhores, mas acredita que o pódio está próximo: “Eles precisam ajustar alguns detalhes para evitar erros nas sessões de classificação. Acho que Lewis está perto de um pódio, e todos querem ver isso, ver a Ferrari vencendo, ver Lewis no pódio. Seria ótimo para a equipe se conseguissem lutar por uma vitória no fim da temporada”, encerrou Button.
