F1: Brundle defende Piastri após punição dura em incidente com Antonelli

Martin Brundle, ex-piloto de Fórmula 1 e atual comentarista, criticou a penalidade aplicada a Oscar Piastri durante o GP de São Paulo, considerando-a ‘muito severa’. O piloto da McLaren recebeu uma punição de dez segundos após um incidente com Kimi Antonelli.

Piastri estava atacando Antonelli pela segunda posição na curva 1 quando houve o toque entre os dois. A colisão acabou mandando Antonelli para cima de Charles Leclerc, que teve que abandonar a corrida. Os comissários consideraram Piastri responsável pelo incidente, e aplicaram a penalidade de segundos.

O australiano, por sua vez, afirmou que foi ‘pressionado’ por Antonelli durante a manobra. Brundle sugeriu que o caso de Piastri foi prejudicado pelo fato de ele ter travado as rodas antes da colisão: “O problema para Oscar foi que, à primeira vista, não parecia nada bom, já que ele travou as rodas, atingiu o eixo traseiro de Antonelli e mandou dois carros para fora, um deles com abandono imediato. Além disso, ele ainda ganhou duas posições”, escreveu Brundle em sua coluna para a Sky F1.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

A decisão dos comissários resultou em uma punição de dez segundos e dois pontos na superlicença de Piastri, deixando-o com seis dos doze pontos permitidos antes de uma possível suspensão de corrida. Brundle, no entanto, acredita que a punição poderia ter sido mais branda: “Isso foi muito severo, havia uma circunstância atenuante clara de que ele foi pressionado pelo carro da Mercedes, e isso contribuiu para o travamento e o toque. Seria fácil justificar uma redução para uma penalidade de cinco segundos”, afirmou Brundle.

Considerando a situação como um incidente típico de corrida, Brundle sugeriu que uma penalidade zero seria mais apropriada, e destacou que culpar totalmente Antonelli não seria realista.

Essa penalidade teve um grande impacto nas aspirações de Piastri no campeonato, já que agora ele está 24 pontos atrás de seu companheiro de equipe, Lando Norris, com três corridas restantes na temporada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.