F1: Brundle critica ação da Red Bull em incidente com Tsunoda e Norris em Abu Dhabi

Martin Brundle, ex-piloto de Fórmula 1 e atual comentarista da Sky Sports F1, criticou duramente a Red Bull Racing pelas instruções ‘ameaçadoras’ dadas a Yuki Tsunoda durante o GP de Abu Dhabi, que foi decisivo para o campeonato de 2025. Durante a corrida, Tsunoda foi colocado nos pneus duros e orientado a retardar o ritmo de Lando Norris e Oscar Piastri, principais rivais de Max Verstappen na disputa pelo título.

Enquanto Piastri não foi alvo dessa estratégia, Norris se viu obrigado a enfrentar uma tática mais agressiva, com Tsunoda bloqueando-o na reta principal. O japonês começou a fazer ‘zigue-zague’ para dificultar a ultrapassagem, o que fez com que Norris fosse forçado a sair da pista. Apesar de ter ultrapassado Tsunoda fora da linha ideal, o incidente gerou investigações dos comissários, que penalizaram apenas Tsunoda com uma punição de cinco segundos, enquanto Norris ficou com o P3 na corrida e assim conquistou o título.

Brundle, em sua coluna na Sky Sports, expressou seu desagrado com as orientações da Red Bull a Tsunoda, afirmando que as instruções eram ameaçadoras e lembravam uma tática excessivamente agressiva: “Eu realmente não me importo com um pouco de jogo estratégico de equipe, todos têm dois carros para usar ao seu melhor desempenho, mas as chamadas de rádio do tipo: ‘Você sabe o que fazer’, estavam beirando o ameaçador”, afirmou Brundle, acrescentando que Tsunoda deveria ter seguido uma estratégia mais sutil, como retardar Norris nas curvas mais apertadas.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

O comentarista também destacou que Tsunoda, ao se mover de forma errática na reta, violou claramente as regras, forçando Norris a passar por uma parte fora da pista. Para Brundle, a penalização de Tsunoda foi justa. Ele apontou ainda que, segundo as regras, se um piloto é forçado a sair da pista para evitar um acidente, ele não deve ser penalizado, o que favoreceu Norris, que acabou sendo coroado campeão de 2025.

No final, Brundle opinou que a decisão dos comissários foi equilibrada, mas destacou que o comportamento de Tsunoda, influenciado pelas instruções da Red Bull, foi longe demais.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.