Franco Colapinto, atualmente piloto da Alpine, foi alertado pelo ex-piloto de Fórmula 1 e atual comentarista, Martin Brundle, sobre a dura realidade de seu desempenho na categoria. Após substituir Jack Doohan na equipe francesa, Colapinto vem enfrentando uma série de dificuldades, incluindo o pior desempenho em sessões de classificação, além de ser o único piloto do grid atual sem nenhum ponto marcado até o momento.
O piloto argentino de 22 anos, que fez sua estreia na Alpine este ano no GP de Emilia Romagna, já enfrentou vários contratempos, como acidentes durante sessões de classificação em Ímola e Silverstone, além de um forte acidente durante o teste de pneus da Pirelli no Hungaroring, que o levou ao centro médico. Apesar dos erros péssimos resultados, Colapinto segue com o apoio da Alpine e deve correr pelo menos no GP da Holanda após as férias da Fórmula 1. Quanto ao restante da temporada 2025, não há nenhuma informação sobe sua continuidade ou não na equipe francesa.

Brundle, em seus comentários durante a transmissão do GP da Hungria, foi direto ao afirmar que Colapinto está em uma situação complicada: “Ele não está fazendo um trabalho particularmente bom. No início, parecia promissor na Williams no ano passado, mas depois começou a cometer muitos erros. Para 2026, a situação dele não é nada boa. E com Flavio Briatore (diretor-executivo da Alpine), você é um item descartável. Isso é algo que ele sempre fez, pois se você não entrega, ele te substitui”, afirmou Brundle.
Esse alerta vem do fato de que a F1 é um ambiente extremamente competitivo, onde os pilotos não têm espaço para erros frequentes, especialmente quando se trata de garantir um futuro em uma categoria tão exigente. Briatore, famoso por suas decisões implacáveis ao longo da carreira, é conhecido por não hesitar em substituir pilotos que não atendem às expectativas, exatamente o caso atual de Colapinto.
