Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine, confirmou que a equipe manterá Franco Colapinto em sua dupla de pilotos para a próxima temporada da Fórmula 1. Apesar do argentino ainda não ter marcado pontos em catorze GPs disputados, desde que substituiu Jack Doohan já no decorrer da atual temporada, Briatore garantiu que a confiança no talento do piloto segue intacta.
“Venho acompanhando o progresso de Franco desde sua chegada à Fórmula 1 e sempre acreditei que ele tem os atributos e o potencial necessários para ser um grande piloto, capaz de crescer junto com a equipe”, afirmou Briatore. “Nossa decisão de continuar juntos em 2026, mostra nosso comprometimento e o forte apoio a ele nesse processo de desenvolvimento.”
Colapinto assumiu o lugar de Doohan após o GP de Miami, em maio, e desde então tem enfrentado dificuldades com um carro pouco competitivo. Mesmo assim, a Alpine optou por seguir com o argentino, em 2026.
Briatore elogiou também a dupla formada por Colapinto e Pierre Gasly, destacando o equilíbrio entre juventude e experiência: “Com Pierre e Franco, temos uma combinação de velocidade, talento e vivência que pode impulsionar a equipe e dar aos torcedores, motivos para comemorar na próxima temporada”, disse ele.

Colapinto, por sua vez, agradeceu o voto de confiança e reconheceu as dificuldades de sua trajetória até o momento: “Desde a minha estreia, sabia que seria um grande desafio manter meu lugar na Fórmula 1, dadas as circunstâncias. Tem sido um caminho longo e difícil, e estou muito orgulhoso por continuar com esta equipe em 2026, ao lado de Pierre, que tem sido um ótimo companheiro e alguém de quem continuo aprendendo”, afirmou o piloto argentino.
O anúncio da Alpine foi feito nesta sexta-feira em São Paulo, algo especial para o piloto por estar próximo da Argentina: “É muito simbólico fazer esse anúncio aqui no Brasil, tão perto de casa. Sinto o carinho dos torcedores e quero retribuir isso na pista. No próximo ano, com o novo regulamento, espero que possamos dar a eles motivos reais para sorrir e comemorar”, finalizou Colapinto.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
