F1: Briatore fala em estabilidade e aponta permanência de Colapinto na Alpine

Flavio Briatore reconheceu as dificuldades enfrentadas por Franco Colapinto na temporada com a Alpine, mas deixou claro que a preferência interna é pela continuidade do argentino. A equipe deve definir até o fim de outubro se manterá o jovem para a temporada 2026 da Fórmula 1 ao lado de Pierre Gasly. A informação foi confirmada por Briatore em entrevista à Agence France-Presse.

No último fim de semana, durante o GP da Itália, em Monza, a Alpine anunciou a renovação de contrato com Pierre Gasly até 2028. Briatore considerou a extensão “fundamental” para o projeto da equipe. “Ele é um dos melhores pilotos e um dos pilares do projeto. Ele é parte da família e quer vencer conosco”, declarou.

Franco Colapinto (ARG) Alpine F1 Team A525.
Foto: XPB Images

Sobre quem ocupará o segundo carro ao lado de Gasly, o dirigente ainda evitou confirmação, mas sinalizou o desejo de manter a atual dupla. “No momento, ainda não decidimos, mas, normalmente, estabilidade significa manter os dois”, disse. “A coisa mais importante é fazer um carro que tenha desempenho.”

“Em 2026, teremos um motor como os outros. Pode ser melhor ou não, mas não teremos mais as desculpas que temos agora com o motor”, explicou. “Honestamente, pensamos que estaríamos muito melhores este ano. O motor que temos é realmente uma grande desvantagem. Especialmente agora que os 20 carros estão dentro de um segundo um do outro. Com dois décimos a menos, você pode se ver do sexto ao décimo sétimo lugar.”

Última colocada no campeonato de construtores com apenas 20 pontos, a Alpine decidiu concentrar seus esforços no desenvolvimento do carro de 2026, em vez de buscar avanços significativos para a temporada 2025. “A Alpine não tem capacidade para desenvolver o carro de 2025 e fazer o novo carro para 2026. Em algum momento, você tem que fazer escolhas”, admitiu Briatore.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.