F1: Briatore cobra evolução de Colapinto para 2026 na Alpine

Flavio Briatore deixou claro que espera um salto de desempenho de Franco Colapinto na temporada 2026 da Fórmula 1. O argentino inicia seu primeiro ano completo na categoria depois de substituir Jack Doohan a partir do Grande Prêmio da Emília-Romanha de 2025, em uma campanha marcada por dificuldades e críticas.

A Alpine decidiu manter Colapinto para 2026 apesar de seu primeiro ano sem pontos e com clara desvantagem frente ao companheiro de equipe Pierre Gasly. Aos 22 anos, o piloto argentino enfrentou problemas principalmente em classificação, largando com frequência nas últimas posições e comprometendo suas possibilidades de progresso nas corridas de domingo.

Briatore afirmou que vê um Colapinto mais preparado mentalmente e destacou que a cobrança será maior. “No ano passado foi o primeiro ano de Franco na Fórmula 1”, comentou o dirigente italiano. “Havia muita expectativa e nem tudo foi administrado da forma correta. Este ano você vê o rosto de Franco e ele está muito mais maduro. Ele já não é mais como a criança do ano passado.”

Ao longo do inverno europeu, a Alpine voltou-se justamente ao ponto mais frágil do argentino: o desempenho em classificação. Em 2025, Colapinto perdeu os duelos contra Gasly por 17 a 5 no comparativo direto de sábado, mesmo apresentando ritmo semelhante em corrida. Briatore explicou que houve um trabalho específico nesse aspecto.

(L to R): Flavio Briatore (ITA) Alpine F1 Team Executive Advisor and Franco Colapinto (ARG) Alpine F1 Team at a team photograph.
Foto: XPB Images

“Passamos muito tempo com ele neste inverno”, afirmou. “O principal problema de Franco era a classificação, porque na corrida ele era rápido, como Pierre. Ele precisava dirigir o carro e classificar-se usando seu talento, não de forma emocional. Ele está crescendo. Ele é muito bom na fábrica. Passamos muito tempo no simulador, muito tempo no simulador. Fizemos tudo que é possível fazer.”

Colapinto também reconheceu que, em 2026, não há mais margem para desculpas dentro da Alpine. O piloto afirmou que a mudança de regulamento e de unidade de potência coloca a equipe em uma nova etapa, e que os resultados precisam aparecer.

“Como equipe, não existem mais desculpas”, disse o argentino. “A unidade de potência mudou e o regulamento mudou. Agora temos que trabalhar e entregar desempenho. No ano passado estávamos focados em 2026 e agora 2026 chegou. É hora de buscar os resultados que a equipe merece.”

Colapinto reforçou a expectativa sobre o novo carro da Alpine para esta temporada. “Todos trabalharam muito. Espero que seja um carro rápido. Ele parece bom, espero que seja veloz e que possamos alcançar os resultados que esperamos.”

A pré-temporada terá seu primeiro teste privado em Barcelona a partir desta segunda-feira, quando a Alpine poderá iniciar a coleta de dados reais antes do início do campeonato.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.